f

Get in on this viral marvel and start spreading that buzz! Buzzy was made for all up and coming modern publishers & magazines!

Fb. In. Tw. Be.

Jogadores iranianos detidos para averiguação nos EUA

marouf

Incidente ocorrido com a seleção do Irã, na chegada aos EUA, foi mais um capítulo na tensa relação entre os dois países (Fotos: Divulgação/FIVB)

 

Por Saque Viagem
9 de julho de 2019

 

O Irã entrou com um protesto diplomático contra os Estados Unidos na segunda-feira (8), depois que sua seleção masculina de voleibol sofreu um “prolongado atraso” no domingo (7), no Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago (EUA), informou a Agência de Notícias da República Islâmica (IRNA).

O principal funcionário do Ministério das Relações Exteriores do Irã para assuntos americanos, Mohsen Baharvand, registrou a queixa por meio da Embaixada da Suíça em Teerã – que representa os interesses dos EUA no Irã, uma vez que o país não tem relações diplomáticas com Washington.

Baharvand disse que, se os EUA não puderem receber equipes esportivas de uma forma justa e imparcial, seria melhor evitar a realização de eventos no país, informou a IRNA. Parte da seleção de vôlei do Irã foi retida por quatro horas para averiguações. Não foram revelados os nomes dos jogadores detidos.

 

Comunicado
A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) disse em um comunicado que estava “ciente e preocupada com os problemas relatados pela equipe iraniana”, acrescentando que “enquanto muitos da delegação iraniana não foram detidos por um período incomum, aqueles que foram estavam compreensivelmente chateados”.

 

 

O incidente ocorre em um momento de tensão entre o Irã e os EUA. Teerã passou a aumentar o enriquecimento de urânio, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se retirou de um acordo nuclear de 2015 e reintroduziu as sanções econômicas contra esse país do Oriente Médio em 2018.

 

Liga das Nações
O Irã está no mesmo grupo do Brasil, que tem ainda a Polônia. A equipe do levantador Saeid Marouf terminou a fase de classificação em segundo lugar, atrás da seleção brasileira. Os iranianos estreiam na quinta-feira (11), às 19 horas (de Brasília), contra a Polônia. No dia seguinte, no mesmo horário, enfrentam o Brasil.

 

Iranianos estão no mesmo grupo do Brasil nas finais da Liga das Nações

 

Saque Viagem

You don't have permission to register