f

Get in on this viral marvel and start spreading that buzz! Buzzy was made for all up and coming modern publishers & magazines!

Fb. In. Tw. Be.

Weber comenta sobre as escolas de vôlei e o duelo argentino com Dileo

Javier Weber assumiu o Taubaté na temporada 2020/21 (William Lucas/Inovafoto/CBV)

 

Por: Rafael Zito

 

Oito equipes avançaram da fase de classificação para as quartas de final da Superliga masculina 2020/21. Dentre elas, as três primeiras treinadas por técnicos argentinos. O Sada Cruzeiro, de Marcelo Mendez, liderou a etapa inicial com 60 pontos, seguido por EMS Taubaté Funvic, de Javier Weber, segundo, com 58, e Vôlei Renata, de Horácio Dileo, terceiro, com 51. O ex-comandante do clube celeste é o atual selecionador da seleção argentina, tendo o responsável pela equipe de Campinas como seu assistente técnico. Já o taubateano dirigiu a Argentina de 2008 até 2013.

 

+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei

 

Em entrevista ao Saque Viagem, concedida antes do início dos playoffs da Superliga, o treinador comentou sobre o fato dos três primeiros colocados serem treinados por argentinos e as diferenças entre eles. “Eu, Horácio e Marcelo somos amigos fora da quadra também. Nós temos estilos parecidos, sobretudo eu e o Marcelo, que acreditamos muito no saque e ataque,  mas com sistemas de bloqueio e defesa completamente diferentes. São sistemas bem definidos, mas distintos. Já o Horácio, no meu ponto de vista, joga mais como qualquer time argentino, valorizando muito a bola”, afirmou Weber.

 

 

“O Horácio joga aproveitando ao máximo das possibilidades, explorando a parte positiva de sua equipe e os erros do adversário. Ele valoriza muito isso. E é interessante porque esses confrontos entre os três marca estilos diferentes. Acredito que pensamos e somos parecidos em algumas situações, mas cada time tem uma situação pontual particular”, completou o treinador do Taubaté, que está em vantagem na semifinal da Superliga. Na quarta-feira (7), Javier Weber e seus comandados ganharam do Vôlei Renata, de Horácio Dileo, por 3 sets a 1, parciais de 25/23, 25/17, 21/25 e 25/17.

 

Weber elogia escola brasileira de vôlei

 

Com 55 anos, Javier Weber já trabalhou como treinador em quatro países. Na Argentina, o técnico dirigiu o tradicional Bolívar, por mais de uma década. Ele também teve passagens pela Grécia, no Panathinaikos (2005/06), Rússia, no Dynamo Krasnodar (2013/14) e Brasil, local onde iniciou sua carreira na Unisul/Cimed (2002/03 e 2004/05), época em que conquistou o bicampeonato da Superliga. O argentino regressou ao vôlei brasileiro pouco mais de 15 anos depois e assumiu Taubaté em 2020/21. Ele comentou sobre as escolas de voleibol e elogiou a brasileira.

 

+ Acompanhe o Saque Viagem no YoutubeInstagram e Facebook

 

“Acredito muito nas escolas e poucos países possuem uma, inclusive, a Argentina não tem. A Argentina é uma mistura de várias, como a italiana, pois muitos jogadores atuaram lá, a brasileira, também porque vários atletas e técnicos trabalharam no país, a chinesa e a coreana, já que tivemos o técnico Young Wan Sohn por muito tempo e teve essa cultura também. Mas hoje, se tiver que citar as escolas mais importantes do mundo, a brasileira é uma delas. O Brasil tem uma escola de voleibol. Eu me lembro que, quando eu jogava e via os times brasileiros, parecia que todo mundo atacava igual”, disse.

 

“Era o mesmo movimento de braço e velocidade de pernas. A escola brasileira é bem definida, sobretudo nos fundamentos como ataque e saque. Além do Brasil, tem também as escolas russa e americana. A americana, inclusive, mudou o vôlei mundial em 1984, quando passou a jogar com dois passadores, dois centrais, um oposto e um levantador. Até hoje se joga assim e antes não se jogava desse jeito”, finalizou Javier Weber. Dos três técnicos argentinos só dois seguem na disputa da Superliga, já que Marcelo Mendez foi eliminado com o Sada Cruzeiro nas quartas de final pelo Vôlei UM Itapetininga.

 

GOLDEN SET #17 – TAUBATÉ X VÔLEI RENATA E MINAS X ITAPETININGA

 

#79 NA ÍNTEGRA – O MINAS É TRICAMPEÃO DA SUPERLIGA

Rafael Zito é jornalista formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FMU. Acumula passagens pelas redações do Olimpíada Todo Dia, Terra, Federação Paulista de Futebol e, há mais de dez anos, cobre voleibol de quadra.

You don't have permission to register