Conheça as 8 seleções classificadas para a 2ª fase do Mundial sub-20
Equipes disputam a partir da próxima terça-feira (13) uma vaga na semifinal da edição de Roterdã (NED)
Seleção está na segunda fase, mas mostrou voleibol mais frágil em relação aos rivais (Divulgação/FIVB)
Holanda, Brasil, Sérvia, República Dominicana, Estados Unidos, Rússia, Itália e Polônia são as seleções que seguirão na briga pela taça do Campeonato Mundial sub-20. A definição dos oito times classificados para a segunda fase aconteceu neste domingo (11) após o fim da primeira etapa.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
Para continuarem vivos na edição de Roterdã (NED), as seleções precisavam terminar a primeira etapa nas duas primeiras posições de seus respectivos grupos. Vencido o primeiro desafio, as equipes classificadas serão divididas a partir de agora em duas novas chaves. A FIVB ainda não divulgou o novo chaveamento do Campeonato Mundial.
Para alcançar as semifinais, o que não acontece desde a edição de 2015, o Brasil terá que terminar a segunda fase com a primeira ou segunda melhor campanha da nova chave. E também se superar. Por causa das limitações da Covid-19, o time de Hairton Cabral fez uma preparação mais curta em Saquarema (RJ) para o torneio. Não foi possível também disputar amistosos.
Por isso, o treinador buscou dar mais ritmo de jogo à equipe na primeira fase, como observado na derrota para a Holanda neste domingo (11). Mesmo com a seleção com muita dificuldade para pontuar, e com algumas passagens de rede completamente empacadas, sobretudo no terceiro e quarto sets, Hairton fez raras mudanças no time.
“Hoje foi para testar algumas possibilidades que estávamos querendo, colocar todo mundo no ritmo de jogo, em um jogo mais duro, para, no caso de uma necessidade na próxima fase, estar todo mundo pronto para atuar”, falou Hairton.
Apesar das adversidades e de a seleção ter apresentado um voleibol inferior a alguns oponentes neste começo de Campeonato Mundial sub-20, a ordem é foco total na segunda fase. “Será completamente diferente e muito mais difícil. Será muito competitivo, e precisamos nos concentrar todo o tempo durante todas as partidas”, pediu a levantadora Maria Clara.
A segunda fase tem início na próxima terça-feira (13).
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei