f

Get in on this viral marvel and start spreading that buzz! Buzzy was made for all up and coming modern publishers & magazines!

Fb. In. Tw. Be.

Zebra passeia por Tóquio e Turquia amassa China com atuação impecável

Com muito estudo e uma atuação coletiva impecável, as comandadas do técnico Giovanni Guidetti atropelaram as atletas dirigidas por Lang Ping por 3 sets a 0, parciais de 25/21, 25/14 e 25/14

Turquia vence a China Tóquio1

Turcas em festa com a vitória diante da China (FIVB/Divulgação)

 

Campeã olímpica na Rio-2016 e favorita ao bicampeonato, a China foi nocauteada em sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 em partida válida pelo Grupo B. A Arena Ariake, palco do vôlei de quadra na competição, foi o local em que a Turquia passou por cima da seleção chinesa de forma impiedosa. Com muito estudo e uma atuação coletiva impecável, as comandadas do técnico Giovanni Guidetti amassaram as atletas dirigidas por Lang Ping por 3 sets a 0, parciais de 25/21, 25/14 e 25/14.

 

 

Disciplinada taticamente, a Turquia anulou todas as virtudes da China e abalou emocionalmente o rival. A estratégia planejada funcionou e o resultado certamente foi melhor até que os sonhos de Guidetti e suas jogadoras. As turcas fizeram 18 pontos a mais em ações de ataque (46 a 28) e ganharam também em acertos de bloqueio (9 a 4). A superioridade foi ampla igualmente em um fundamento que não gera pontos diretos, mas é o início da construção ofensiva. A seleção europeia registrou 26 defesas contra 14 das asiáticas, volume que foi outro diferencial.

 

+ Acompanhe o Saque Viagem no YoutubeInstagram e Facebook

 

No aspecto individual, quatro atletas da Turquia se destacaram, com brilho especial para a oposta Karakurt, maior pontuadora do confronto, com 18 acertos. A central Eda Erdem, capitã da equipe, fez 13, seguida por Gunes, sua companheira de posição, com 11, e pela ponteira Baladin, dez. Do lado da China somente a ponteira Zhang apareceu para jogar, com 13 bolas no chão. Apagadas, a central Yuan, a oposta Ghong e a ponteira Zhu marcaram, respectivamente, seis, seis e quatro.

 

PASSEIO TURCO

O desempenho ofensivo da Turquia no primeiro set foi absurdo. As atacantes da seleção turca fizeram 20 pontos em 28 ações de ataque, eficiência de 71,42%. Karakurt  e Baladin foram as destaques da equipe de Europa. A primeira fez sete e a segunda anotou seis. Do lado chinês, Zhang colocou cinco bolas no chão. Na parcial seguinte foi a vez do sistema defensivo fazer a diferença para as turcas, com 12 a 4 em defesas, forçando o péssimo aproveitamento nos ataques das chinesas, que fecharam o set com apenas 29,6%.

 

+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei

 

O volume de jogo da Turquia minou a confiança da China. Lang Ping tentou de tudo, inclusive, sacou Zhu, para a entrada da ponteira Li, a levantadora Ding, que foi substituída por Yao, e a central Wang, que cedeu sua vaga para Yan. A seleção chinesa só marcou seu primeiro ponto de bloqueio no fim do segundo set, que teve como destaques Karakurt, oito acertos, e Zhang, seis. Já na série decisiva, Gunes foi relevante, com cinco bolas no chão, sendo três em bloqueios, fundamento que desequilibrou, com três tocos a mais (6 a 3). E as turcas ainda marcaram oito pontos em erros contra três.

 

China perde Turquia Tóquio

As chineses ficaram sem reação diante do desempenho turco (FIVB/Divulgação)

 

GOLDEN SET #94 – ESQUENTA PARA BRASIL X COREIA DO SUL

 

BRASIL EM TÓQUIO #1 – COM WILLIAM CARVALHO E GURJA

 

MVPF #95 – BRASIL DEMORA A ENGRENAR, MAS VENCE A TUNÍSIA

Rafael Zito é jornalista formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FMU. Acumula passagens pelas redações do Olimpíada Todo Dia, Terra, Federação Paulista de Futebol e, há mais de dez anos, cobre voleibol de quadra.

You don't have permission to register