Estados Unidos vencem Turquia em cinco sets e mantêm 100% em Tóquio
Sofrendo com altos e baixos, americanas contam com Thompson decidindo mais uma vez e vencem a terceira nos Jogos Olímpicos
Com oito pontos em três jogos, Estados Unidos estão atrás apenas da Itália no grupo (Divulgação/FIVB)
Fechando a terceira rodada do torneio feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio, os Estados Unidos venceram a Turquia por 3 sets a 2, com parciais de 25/19, 25/20, 17/25, 2-/25 e 15/12, nesta quinta-feira (29), e chegaram à terceira vitória na competição. No duelo, a oposta Meryem Boz foi a maior pontuadora com 19 bolas no chão. Pelo lado americano, também oposta Jordan Thompson foi o grande destaque com 18 pontos.
A PARTIDA
Abrindo a partida, os Estados Unidos souberam se colocar em vantagem desde o começo. Com mais volume, com bom saque e o bloqueio conseguindo tocar nas bolas, as americanas colocaram uma boa diferença no placar. Na reta final, apesar da Turquia tentar uma reação, o time americano voltou a ser melhor e fechou com 25 a 19.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Com dois bloqueios seguidos, a Turquia parou as americanas e abriu 4 a 1 no marcador. Após o começo ruim, os Estados Unidos foram avassaladores e conseguiram a virada para 10 a 8. Atrás do placar, as turcas voltaram a jogar melhor e deixaram a diferença em apenas um ponto, com 14 a 13. Contudo, vendo as adversárias encostarem, as americanas voltaram a abrir vantagem, com 19 a 15.
Com a distância no placar, os Estados Unidos seguiram com o mesmo volume de jogo. Com Thompson inspirada, as americanas mantiveram a virada de bola e fecharam a parcial em 25 a 20, abrindo 2 a 0 na partida.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
No terceiro set de partida, a Turquia foi para o tudo ou nada. Com mais volume, as turcas se colocaram na frente do placar e abriram vantagem com 10 a 6, forçando a parada no jogo. No retorno para a quadra, os Estados Unidos seguiram errando um pouco mais do que nos sets anteriores e a diferença seguiu grande, com 16 a 11. Jogando na frente, as turcas continuaram colocando a bola no chão nos ataques e fecharam a parcial em 25 a 20.
Embalado pela vitória na parcial anterior, o time turco iniciou o quarto set com tudo. Melhor no saque, no bloqueio e na virada de bola, a Turquia colocou uma diferença no placar logo nos primeiros pontos. Já para a metade da parcial, os Estados Unidos se encontraram em quadra e cortaram a desvantagem para apenas dois, com 18 a 16. Vendo as adversárias crescerem, melhoraram e voltaram a abrir, com 20 a 16. Na reta final, a Turquia manteve sua virada de bola e fechou em 25 a 20, forçando o tie-break.
No quinto e decisivo set, os Estados Unidos conseguiram começar melhor. Com mais volume, lembrando o que conseguiram no começo da partida, as americanas abriram 6 a 2 e forçaram a parado no duelo. No retorno para a quadra, a Turquia melhorou e empatou o confronto em 7 a 7. Iguais no placar, turcas e americanas passaram a trocar pontos até a reta final. Com dois bloqueios seguidos, os Estados Unidos abriram 13 a 11 e ficaram próximos da vitória. Em um erro de ataque de Baladin, as americanas confirmaram a vitória em 15 a 12, por 3 sets a 2.
A SITUAÇÃO EM TÓQUIO
Com o triunfo, os Estados Unidos somaram mais dois pontos e ocupam a segunda colocação na chave com oito pontos. Já a Turquia é a quarta colocada com quatro. Na próxima rodada dos Jogos Olímpicos de Tóquio, as americanas medem forças contra o Comitê Olímpico Russo, na sexta-feira (30), às 23h05 (horário de Brasília). Já as turcas terão a Argentina como adversárias, no sábado (31) às 2h20 da manhã.
Golden Set #102 – Não deu para o Brasil contra a Rússia
O Brasil em Tóquio #5 – Com William Carvalho e Gurja