Brasil é consistente e vence Sérvia em duelo pela liderança do Grupo A
A seleção brasileira foi superior ao time atual campeão mundial e marcou 3 sets a 1, parciais de 25/20, 25/16, 23/25 e 25/19
O Brasil ganhou e assumiu a liderança do Grupo A (Divulgação/FIVB)
Consistente e com bastante volume de jogo, o Brasil conquistou a vitória diante da Sérvia nesta sexta-feira (31) nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A seleção brasileira foi superior ao time atual campeão mundial e marcou 3 sets a 1, parciais de 25/20, 25/16, 23/25 e 25/19. Discreta e abaixo do seu nível nas partidas anteriores, a oposta Tandara teve o seu melhor desempenho na Olimpíada e foi a maior pontuadora do time, com 19 acertos. A levantadora Roberta, que entrou no lugar da lesionada Macris, também se destacou com uma distribuição plural, colocando todas as jogadoras para jogar.
A oposta Tijana Boskovic foi a atleta que mais pontuou no confronto, com 32. Das 62 bolas que recebeu, a atacante canhota colocou 30 no chão, deixando a quadra com 35,48% de eficiência. A jogadora fez a parte dela, mas faltou ajuda de suas companheiras e o excesso de erros também atrapalhou a Sérvia, que viu do outro lado um Brasil bastante sólido. A seleção brasileira marcou 12 pontos a mais em falhas do rival (27 a 15). O time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães defendeu 60 vezes contra 44 do oponente.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
O Brasil teve vantagem em ações de ataque, com cinco acertos a mais (58 a 53) e em aces, com quatro de diferença (6 a 2). A Sérvia só foi superior em pontos de bloqueio (10 a 7). Individualmente, além de Tandara, mais quatro jogadoras alcançaram quatro dígitos na pontuação por causa do trabalho bem feito de Roberta. A ponteira Fernanda Garay contribuiu com 17, seguida pela companheira de posição Gabi, 12, e pelas centrais Carol e Carol Gattaz, ambas com dez. Do lado do time europeu, apenas a ponta Bianka Busa, que começou no banco, superou um dígito, também com dez.
Invicto após quatro rodadas, o Brasil lidera o Grupo A, com 11 pontos, dois a mais do que a Sérvia, segunda colocada. Ainda nesta rodada e por essa chave, a República Dominicana ganhou do Quênia, por 3 sets a 0. Japão e Coreia do Sul ainda se enfrentam. Na última partida pela fase de classificação, a seleção brasileira encara as quenianas na segunda-feira (2), às 9h45 (horário de Brasília). Já as sérvias fecham a participação delas na primeira etapa dos Jogos de Tóquio duelando contra a Coreia do Sul, no domingo (1º), às 21 horas.
O JOGO
A partida teve um início favorável ao Brasil, principalmente pelos erros da Sérvia, que deu dez pontos de graça às brasileiras na parcial. Do outro lado, a seleção verde-amarela concedeu ao rival apenas dois. As comandadas de Zé Roberto defenderam mais (11 a 7) e isso proporcionou bom desempenho ofensivo, apesar de um acerto a menos que as sérvias (12 a 13). O único fundamento que as atuais campeãs mundiais foram melhores foi o bloqueio (4 a 1). Tandara fez quatro pontos no set e Boskovic marcou nove. Gabi fechou a série em 25 a 20 em ataque pela entrada de rede.
O jogo prosseguiu e a superioridade aumentou. Isso aconteceu com a melhora do Brasil no ataque, com cinco pontos a mais (16 a 11). A seleção brasileira continuou bloqueando menos (2 a 1), mas seguiu na liderança em aces (2 a 0), fora as vezes que quebrou o passe da Sérvia e prejudicou o trabalho da levantadora Maja Ognjenovic. O baixo rendimento na recepção fez o técnico Zoran Terzic trocar a ponteira Brankika Mihajlovic por Busa. Os erros sérvios diminuíram, mas permaneceram falhando mais em relação ao Brasil (6 a 3), que também manteve sistema defensivo melhor (13 a 7).
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Essa ampla superioridade fez o Brasil finalizar a segunda parcial em 25 a 16 e o ponto definitivo foi marcado por Tandara em ataque, sem defesa para Busa. As facilidade acabaram para a seleção brasileira no terceiro set, com a Sérvia reduzindo os erros em relação ao adversário, com apenas um a mais (7 a 6). As europeias também defenderam mais, subindo de sete, das duas parciais anteriores, para 13. Em ataques, foram 16 a 14 para o time de Boskovic, que derrubou dez bolas na parcial, com a última da vitória por 25 a 23 saindo de suas mãos em ação ofensiva.
A Sérvia entrou confiante na quarta parcial, porém, o Brasil retomou o desempenho dos sets que ganhou. As seleções ficaram trocando pontos até 16 a 16, quando a seleção brasileira abriu quatro após dois ataques certeiros de Gabi e dois erros ofensivos das sérvias (20 a 16). Essa diferença não foi mais tirada e as atletas dirigidas por Zé Roberta viram o jogo acabar após erro de ataque da central Mina Popovic. As duas equipes erraram quatro vezes, mas o Brasil levou a melhor nos demais fundamentos: ataque (16 a 13), bloqueio (3 a 2), aces (2 a 0) e defesas (20 a 19).
OS GRUPOS DE TÓQUIO
Brasil e Sérvia fazem parte do Grupo A dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que é composto também por Japão, Coreia do Sul, República Dominicana e Quênia. Já o B conta com mais seis seleções: China, Itália, Turquia, Estados Unidos, Rússia e Argentina. Na primeira fase da competição, as equipes se enfrentaram dentro das próprias chaves. Avançam às quartas de final as quatro melhores de cada lado.
Golden Set #108 – Brasil x Sérvia
O BRASIL EM TÓQUIO #7 – COM WILLIAM CARVALHO E GURJA