f

Get in on this viral marvel and start spreading that buzz! Buzzy was made for all up and coming modern publishers & magazines!

Fb. In. Tw. Be.

Brasil é consistente e vence Sérvia em duelo pela liderança do Grupo A

A seleção brasileira foi superior ao time atual campeão mundial e marcou 3 sets a 1, parciais de 25/20, 25/16, 23/25 e 25/19

Brasil x Sérvia Tóquio

O Brasil ganhou e assumiu a liderança do Grupo A (Divulgação/FIVB)

 

Consistente e com bastante volume de jogo, o Brasil conquistou a vitória diante da Sérvia nesta sexta-feira (31) nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A seleção brasileira foi superior ao time atual campeão mundial e marcou 3 sets a 1, parciais de 25/20, 25/16, 23/25 e 25/19. Discreta e abaixo do seu nível nas partidas anteriores, a oposta Tandara teve o seu melhor desempenho na Olimpíada e foi a maior pontuadora do time, com 19 acertos. A levantadora Roberta, que entrou no lugar da lesionada Macris, também se destacou com uma distribuição plural, colocando todas as jogadoras para jogar.

 

 

A oposta Tijana Boskovic foi a atleta que mais pontuou no confronto, com 32. Das 62 bolas que recebeu, a atacante canhota colocou 30 no chão, deixando a quadra com 35,48% de eficiência. A jogadora fez a parte dela, mas faltou ajuda de suas companheiras e o excesso de erros também atrapalhou a Sérvia, que viu do outro lado um Brasil bastante sólido. A seleção brasileira marcou 12 pontos a mais em falhas do rival (27 a 15). O time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães defendeu 60 vezes contra 44 do oponente.

 

+ Acompanhe o Saque Viagem no YoutubeInstagram e Facebook

 

O Brasil teve vantagem em ações de ataque, com cinco acertos a mais (58 a 53) e em aces, com quatro de diferença (6 a 2). A Sérvia só foi superior em pontos de bloqueio (10 a 7). Individualmente, além de Tandara, mais quatro jogadoras alcançaram quatro dígitos na pontuação por causa do trabalho bem feito de Roberta. A ponteira Fernanda Garay contribuiu com 17, seguida pela companheira de posição Gabi, 12, e pelas centrais Carol e Carol Gattaz, ambas com dez. Do lado do time europeu, apenas a ponta Bianka Busa, que começou no banco, superou um dígito, também com dez.

 

Invicto após quatro rodadas, o Brasil lidera o Grupo A, com 11 pontos, dois a mais do que a Sérvia, segunda colocada. Ainda nesta rodada e por essa chave, a República Dominicana ganhou do Quênia, por 3 sets a 0. Japão e Coreia do Sul ainda se enfrentam. Na última partida pela fase de classificação, a seleção brasileira encara as quenianas na segunda-feira (2), às 9h45 (horário de Brasília). Já as sérvias fecham a participação delas na primeira etapa dos Jogos de Tóquio duelando contra a Coreia do Sul, no domingo (1º), às 21 horas.

 

Brasil x Sérvia Tóquio5

Tandara fez sua melhor partida nos Jogos Olímpicos de Tóquio (FIVB/Divulgação)

 

O JOGO

A partida teve um início favorável ao Brasil, principalmente pelos erros da Sérvia, que deu dez pontos de graça às brasileiras na parcial. Do outro lado, a seleção verde-amarela concedeu ao rival apenas dois. As comandadas de Zé Roberto defenderam mais (11 a 7) e isso proporcionou bom desempenho ofensivo, apesar de um acerto a menos que as sérvias (12 a 13). O único fundamento que as atuais campeãs mundiais foram melhores foi o bloqueio (4 a 1). Tandara fez quatro pontos no set e Boskovic marcou nove. Gabi fechou a série em 25 a 20 em ataque pela entrada de rede.

 

O jogo prosseguiu e a superioridade aumentou. Isso aconteceu com a melhora do Brasil no ataque, com cinco pontos a mais (16 a 11). A seleção brasileira continuou bloqueando menos (2 a 1), mas seguiu na liderança em aces (2 a 0), fora as vezes que quebrou o passe da Sérvia e prejudicou o trabalho da levantadora Maja Ognjenovic. O baixo rendimento na recepção fez o técnico Zoran Terzic trocar a ponteira Brankika Mihajlovic por Busa. Os erros sérvios diminuíram, mas permaneceram falhando mais em relação ao Brasil (6 a 3), que também manteve sistema defensivo melhor (13 a 7).

 

+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei

 

Essa ampla superioridade fez o Brasil finalizar a segunda parcial em 25 a 16 e o ponto definitivo foi marcado por Tandara em ataque, sem defesa para Busa. As facilidade acabaram para a seleção brasileira no terceiro set, com a Sérvia reduzindo os erros em relação ao adversário, com apenas um a mais (7 a 6). As europeias também defenderam mais, subindo de sete, das duas parciais anteriores, para 13. Em ataques, foram 16 a 14 para o time de Boskovic, que derrubou dez bolas na parcial, com a última da vitória por 25 a 23 saindo de suas mãos em ação ofensiva.

 

A Sérvia entrou confiante na quarta parcial, porém, o Brasil retomou o desempenho dos sets que ganhou. As seleções ficaram trocando pontos até 16 a 16, quando a seleção brasileira abriu quatro após dois ataques certeiros de Gabi e dois erros ofensivos das sérvias (20 a 16). Essa diferença não foi mais tirada e as atletas dirigidas por Zé Roberta viram o jogo acabar após erro de ataque da central Mina Popovic. As duas equipes erraram quatro vezes, mas o Brasil levou a melhor nos demais fundamentos: ataque (16 a 13), bloqueio (3 a 2), aces (2 a 0) e defesas (20 a 19).

 

Brasil x Sérvia Tóquio4

Boskovic encontrou dificuldades diante da seleção brasileira (FIVB/Divulgação)

 

OS GRUPOS DE TÓQUIO
Brasil e Sérvia fazem parte do Grupo A dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que é composto também por Japão, Coreia do Sul, República Dominicana e Quênia. Já o B  conta com mais seis seleções: China, Itália, Turquia, Estados Unidos, Rússia e Argentina. Na primeira fase da competição, as equipes se enfrentaram dentro das próprias chaves. Avançam às quartas de final as quatro melhores de cada lado.

 

 

Golden Set #108 – Brasil x Sérvia

 

O BRASIL EM TÓQUIO #7 – COM WILLIAM CARVALHO E GURJA

 

MVPF #102 NA ÍNTEGRA – A SELEÇÃO AGORA ENGRENA?

Rafael Zito é jornalista formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FMU. Acumula passagens pelas redações do Olimpíada Todo Dia, Terra, Federação Paulista de Futebol e, há mais de dez anos, cobre voleibol de quadra.

You don't have permission to register