China passeia diante da Argentina em despedida dos Jogos de Tóquio
A ponteira Changning Zhang, com 18 pontos, foi a maior pontuadora do confronto terminado por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/22 e 25/19
Zhang em ataque pela entrada de rede (Divulgação/FIVB)
China e Argentina entraram em quadra para se despedirem dos Jogos Olímpicos de Tóquio e as chinesas finalizaram a participação delas com uma boa exibição e a segunda vitória. A ponteira Changning Zhang, com 18 pontos, foi a maior pontuadora no passeio por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/22 e 25/19. Campeãs olímpicas na edição Rio-2016 e favoritas ao bicampeonato antes do início da competição, as comandadas da técnica Lang Ping fecham a trajetória delas no evento com duas vitórias e três derrotas. Já as argentinas dão adeus ao torneio zeradas em triunfos e na lanterna do Grupo B.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
Além de Zhang, a China teve outras três jogadoras com dez pontos ou mais. A ponteira Yingying Li anotou 14, seguida pela oposta Xiangyu Gong e a central Xinyue Yuan, ambas com 11. Do lado da Argentina, a oposta Erika Mercado deixou a quadra com 13 bolas no chão e foi o principal destaque. No trabalho em equipe, as chinesas foram soberanas, com 13 pontos de vantagem em ações de ataque (47 a 34) e quatro em bloqueios (9 a 5) e aces (6 a 2). No sistema defensivo, as asiáticas finalizaram com 42 defesas contra 31 das sul-americanas.
O JOGO:
Bloqueio e saque foram determinantes para o resultado positivo da China contra a Argentina no primeiro set. As duas seleções empataram em ações de ataque (12 a 12) e, por isso, o diferencial em tocos (3 a 0) e aces (3 a 1). As chinesas também deram cinco pontos a menos em erros ao rival (7 a 2). Zhang e Mercado fizeram cinco pontos cada e o set acabou após bloqueio de Gong na oposta argentina: 25 a 15. Zhang seguiu jogando bem e desequilibrando, já que marcou nove acertos na segunda parcial, inclusive a última bola da parcial em ação ofensiva: 25 a 22.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
A supremacia da China continuou no terceiro set e com ampla vantagem ofensiva: 16 a 8 em ataques. A seleção asiática igualmente terminou na dianteira em bloqueios (4 a 1) e aces (2 a 1). E, assim como nas parciais anteriores, a Argentina deu mais pontos em erros (9 a 3). Na bola decisiva do encontro, Gong foi acionada na ponta e soltou o braço, sem chances de defesa para a líbero Tatiana Rizzo: 25 a 19.
SITUAÇÃO NO GRUPO B
Com a vitória diante da Argentina, por 3 sets a 0, a China somou mais três pontos, mas seguiu na quinta posição do Grupo B. A equipe chinesa fecha a participação nos Jogos de Tóquio com sete em uma campanha de duas vitórias e três derrotas. Do outro lado, a Argentina encerrou sua trajetória no evento zerada em pontos e em resultados favoráveis, portanto, na lanterna. Ainda nesta chave, os Estados Unidos terminaram na liderança, com dez pontos, deixando a Itália em segundo com uma vitória a mais apesar da igualdade em pontos. Por fim, a Turquia bateu a Rússia e acabou em terceiro lugar, nove pontos, deixando os russos em quarto, com a mesma pontuação.