Com “ajuda” de Sokolova e Gamova, Brasil cai em grupo baba no Mundial de 2022
Sorteio das chaves aconteceu nesta quinta-feira (30) e reuniu astros do voleibol mundial
Brasil, de Bruno, está na chave mais fraca da competição (Divulgação/FIVB)
Rivais históricas da seleção feminina do Brasil, as ex-jogadoras Lioubov Sokolova e Ekaterina Gamova deram uma “mãozinha” para a equipe de Renan Dal Zotto no sorteio dos grupos do Campeonato Mundial de 2022, que acontecerá entre agosto e setembro na Rússia.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
Em evento organizado pela FIVB nesta quinta-feira (30), e transmitido ao vivo no canal Volleyball World no YouTube, as bicampeãs mundiais sortearam Catar e Japão para a chave dos brasileiros, que são cabeça de chave do Grupo B. Já o campeão olímpico em Sydney-2000 pela Iugoslávia, Vladimir Grbić, tirou o nome de Cuba do pote de acrílico.
Campeão olímpico em Londres-2012, o russo Taras Khtey ficou responsável por sortear a cidade-sede de cada uma das seis chaves. Com isso, ficou definido que o Brasil enfrentará Catar, Cuba e Japão em Kemerovo. Ao menos no papel, trata-se do grupo mais fraco da primeira fase, enquanto o C, D e F pintam como os mais equilibrados (mais detalhes abaixo).
Pelo regulamento apresentado pela entidade máxima do voleibol, as duas melhores seleções de cada grupo, além das quatro melhores terceiras colocadas, avançarão à segunda fase. Já a terceira será composta por seis equipes. As duas primeiras colocadas de cada chave farão as semifinais. A FIVB ainda não divulgou a tabela de jogos do Campeonato Mundial.
Na última edição, o Brasil, que é três vezes campeão mundial (2002, 2006 e 2010), ficou com a medalha de prata. A Polônia é a atual campeã do torneio.
Como ficaram os grupos do Campeonato Mundial:
Grupo A: Rússia, Sérvia, Tunísia e Porto Rico
Grupo B: Brasil, Japão, Cuba e Catar
Grupo C: Polônia, Estados Unidos, México e Bulgária
Grupo D: França, Eslovênia, Alemanha e Camarões
Grupo E: Itália, Canadá, Turquia e China
Grupo F: Argentina, Irã, Holanda e Egito
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Seleção feminina termina em 5ª o Mundial sub-18
MVPF#117 NA ÍNTEGRA – O que falar do Brasil no Sul-Americano de vôlei?