Brasil na VNL sem Lucão até a terceira rodada e feminino completo
O central campeão olímpico nos Jogos Rio-2016 e o ponteiro João Rafael substituirão, respectivamente, Matheus Pinta e Vaccari a partir da quarta semana da Liga das Nações
O central campeão olímpico só chega na quarta semana (FIVB/VNL-2018)
As comissões técnicas das seleções brasileiras feminina e masculina definiram grupos que viajam para a VNL (Liga das Nações) 2021. O Brasil apresenta estratégias diferentes nos naipes, com José Roberto Guimarães optando por levar 18 jogadoras e contar com as mesmas do começo ao fim da competição, já entre os homens a lista do início conta com 16 atletas, com destaque para a ausência do central Lucão, que ficará no país até a terceira rodada do campeonato para acompanhar o nascimento de sua filha.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
A VNL terá início no dia 25 deste mês (terça-feira) no naipe feminino e o técnico Zé Roberto inscreveu um elenco com 18 atletas para a viagem da próxima quinta-feira (20). O Brasil estreia contra o Canadá e estará em Rimini, na Itália, com as levantadoras Dani Lins, Macris e Roberta; as opostas Sheilla, Lorenne e Tandara, a oposta/ponteira Rosamaria; as centrais Carol Gattaz, Bia, Adenízia, Carol, Mayany; as ponteiras Ana Cristina, Gabi, Natália e Fernanda Garay, e as líberos Camila Brait e Nyeme.
Assim como entre as mulheres, a Liga das Nações masculina também será realizada em Rimini, na Itália, em sistema de bolha, considerado mais seguro para todos em função da pandemia da Covid-19. Os comandados de Carlos Schwanke, técnico interino que dirige enquanto Renan Dal Zotto se recupera do coronavírus, entram em quadra pela primeira vez no dia 28 (sexta-feira) diante da Argentina. Schwanke e o assistente técnico Ricardo Tabach escolheram uma estratégia diferente em comparação com Zé Roberto, com 16 jogadores embarcando no próximo domingo (23) e duas trocas.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Neste primeiro momento viajam os levantadores Bruninho e Fernando Cachopa; os opostos Wallace, Alan e Felipe Roque; os centrais Maurício Souza, Flávio, Isac e Matheus Pinta; os ponteiros Maurício Borges, Lucarelli, Leal, Douglas Souza e Vaccari, e os líberos Thales e Maique. Na edição de 2021, a FIVB (Federação Internacional de Voleibol) liberou a troca de até seis atletas em uma janela que ocorrerá após a terceira rodada. Lucão e o ponteiro João Rafael seguem treinando no Brasil e chegam para a reta final do campeonato nos lugares de Matheus Pinta e Vaccari, respectivamente.
Seleção masculina faz amistosos no Rio de Janeiro
Antes do embarque para a Itália, a seleção brasileira masculina realiza uma série de três jogos amistosos contra a Venezuela. A preparação contra o time que também estará nos Jogos Olímpicos de Tóquio será no Rio de Janeiro (RJ), na Arena Carioca 3, na sexta-feira (21), às 19h, no sábado (22), às 17h, e no domingo (23), às 10h. Os duelos dos dois primeiros dias terão transmissão do SporTV 2, enquanto a partida que fecha a preparação no Brasil será exibida ao vivo pelo próprio SporTV 2 e também pela TV Globo.