Três seleções podem entrar no caminho do Brasil na semi da VNL masculina
Brasil pode enfrentar Eslovênia, França ou Rússia na Fase Final da Liga das Nações masculina
Seleção brasileira jogará contra europeus na Fase Final da VNL (Divulgação/FIVB)
Com a edição masculina da Liga das Nações (VNL) chegando ao fim, nesta quarta-feira (23) na Itália, a seleção brasileira passa a projetar a semifinal. Líder da fase de classificação, no atual momento, o Brasil já está garantido no Final Four e terá em seu caminho até a final somente adversários europeus. No atual cenário, além da Polônia que também já está garantida, os brasileiros podem enfrentar Eslovênia, França ou Rússia nas duas últimas partidas pelo torneio em Rimini (ITA).
Primeiro colocado na fase de classificação, com apenas uma derrota em 14 jogos, o Brasil precisa da vitória na última rodada, contra a Rússia, para garantir a ponta para a Fase Final. Com 13 vitórias e 38 pontos, a seleção brasileira corre o risco de perder a liderança se sofrer o revés e a Polônia vencer sua partida. Por conta deste cenário, três seleções podem ser as adversárias dos brasileiros na semifinal da Liga das Nações.
Em terceiro lugar na fase de classificação neste momento, a Eslovênia precisa ganhar mais uma partida para se classificar para o Final Four. Com 11 vitórias e 31 pontos, os eslovenos terão pela frente a Bulgária, que é a 15ª colocada com duas vitórias em 14 partidas. A Eslovênia depende somente de si. Se vencer os búlgaros, por qualquer placar, a equipe da Europa se garante na Fase Final da VNL pela primeira vez. Para isso, o ponteiro Klemen Cebulj será peça fundamental nesta última partida. Com 208 pontos feitos, até o momento, o atacante é o segundo maior pontuador da Liga das Nações e é importantíssimo no jogo dos eslovenos durante a temporada de 2021.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
A França é outra equipe que depende apenas de si para se garantir no Final Four. Ocupando neste momento o quarto lugar, os franceses precisam vencer, também por qualquer placar, que seguirá dentro do G4 e avançará para a Fase Final da VNL. Contudo, o adversário da França na última rodada é um dos mais complicados que a competição poderia apresentar. Já classificada para o Final Four e brigando com o Brasil pela liderança da Liga das Nações, a Polônia é a oponente francesa na partida que fecha a participação dos dois na primeira fase do torneio na Itália.
Com a grande qualidade já reconhecida no elenco, a França luta contra outros aspectos no último duelo da VNL. Apesar de ter em seu elenco os já conhecidos Earvin Ngapeth, Jenia Grebennikov, Benjamin Toniutti, Nicolas Le Goff, a seleção francesa ainda carrega a fama de que quando precisa crescer e vencer jogos importantes acaba deixando a desejar.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
A Rússia é a primeira seleção que precisa de uma pequena combinação de resultados para entrar no G4 da Liga das Nações. Com 10 vitórias e 32 pontos, os russos precisam ganhar do Brasil de qualquer maneira e placar para seguir tendo chances. Além disso, a seleção russa precisa que Eslovênia ou Rússia não consigam vencer seu jogos. Se isso acontecer, os campeões olímpicos de 2012 estarão no Final Four. O lado positivo da partida pela última rodada da fase de classificação é que o confronto entre brasileiros e russos é o último duelo do dia.
Com isso, a seleção europeia entrará em quadra sabendo se ainda terá chances de estar entre as quatro melhores da competição. Além de saber qual será o cenário, a Rússia conta com os potentes ataques do oposto Maxim Mikhaylov, que até agora marcou 187 pontos na VNL e é o quarto maior pontuador do torneio.
A Sérvia também entrou na última rodada com chances de classificação para a Fase Final. Contudo, como foi derrotado no tie-break no duelo contra o Canadá, os sérvios ficaram de fora do Final Four da VNL em 2021.