Boskovic sobra e Sérvia passa com facilidade pela República Dominicana
A oposta anotou pouco mais de um terço dos pontos do time, já que foi responsável por 28 dos 75 acertos da seleção europeia, que passou por cima do rival, parciais de 25/18, 25/12 e 25/20
Boskovic deu show e deixou a quadra com 28 pontos (FIVB/Divulgação)
Atual campeã mundial, a Sérvia fez uma estreia avassaladora e mostrou que chega aos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 de olho na medalha de ouro. Quem duvidada da equipe dirigida pelo técnico Zoran Terzic pode se preparar para mudar o discurso. A oposta Tijana Boskovic sobrou em quadra a anotou pouco mais de um terço dos pontos do time sérvio. Ela foi responsável por 28 dos 75 acertos da seleção europeia, que passou por cima da República Dominicana, parciais de 25/18, 25/12 e 25/20.
O domínio foi absoluto e em todos os fundamentos. A soberania apareceu nos 16 pontos de diferença em ações ofensivas (42 a 26), dez em bloqueios (15 a 5) e quatro em aces (4 a 0). Dos seus 28 pontos, Boskovic anotou 24 atacando, três em tocos e um de saque. Além da oposta, a única atleta que alcançou dois dígitos na pontuação foi a central Milena Rasic, com dez bolas no chão, sendo três ofensivamente, seis com o paredão e mais um no serviço. Pelo lado dominicano, a melhor jogadora foi a central Jineiry Martinez, com oito acertos: cinco de ataque e três de bloqueio.
Confiante, Terzic optou por preservar a ponteira Brankica Mihajlovic. O treinador começou a partida com Bojana Milenkovic e Jelena Blagojevic entre as titulares. Mihajlovic até chegou a entrar no jogo, anotando dois pontos, mas ficou por pouco tempo. Milenkovic terminou a partida com sete e Blagojevic com quatro. Bianka Busa, a outra jogadora da posição, foi acionada pelo técnico no último set e contribuiu com um acerto.
O ATROPELO SÉRVIO
As sérvias mostraram no primeiro set porque eram consideradas favoritas no confronto com um confortável 25 a 18. O time comandado pelo técnico Zoran Terzic apresentou um vôlei mais sólido do que a República Dominicana, com Boskovic como destaque, responsável por oito pontos, todos em ataques. As atuais campeãs mundiais dominaram a parcial com seis pontos de vantagem em ações de ataque (14 a 9) e quatro em bloqueios (5 a 1). Pelo lado da equipe caribenha o principal nome da série foi Jineiry Martinez, que teve quatro acertos, sendo três atacando e um toco.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Mais consistente na relação saque, bloqueio e defesa, a Sérvia aumentou sua superioridade em relação ao set inicial. O time dominicano anotou apenas cinco pontos em gestos de ataque, número baixíssimo para quem pretende ganhar uma parcial, ainda mais diante da Sérvia, que fez 13, oito de vantagem. Por sete oportunidades, as caribenhas atacaram e foram neutralizadas pelo bloqueio sérvio (7 a 2). Ognjenovic, Boskovic e Rasic fizeram os pontos de saque da parcial (3 a 0). Boskovic, com sete, e Rasic, seis, foram as atletas que ficaram em evidência nos 25 a 12 das europeias.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
Os 15 pontos de Boskovic nos dois primeiros sets quase foram superados pelo própria jogadora. Insaciável, a camisa 18 anotou 13 dos 25, sendo dez em ataques dos 15 da Sérvia. A atacante canhota fez o que quis em quadra em uma parcial em que as dominicanas não foram tão mal como nas anteriores. Esse foi o único set no qual as comandadas do brasileiro Marcos Kwiek superaram um dígito atacando, com 12 bolas no chão. Mas não foi o suficiente e as atuais campeãs mundiais fecharam em 25 a 20.
OS GRUPOS DE TÓQUIO
Sérvia e República Dominicana fazem parte do Grupo A dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que é composto também por Japão, Brasil, Coreia do Sul e Quênia. No B, Itália e Estados Unidos já somaram os três primeiros pontos com vitórias, respectivamente, contra Rússia e Argentina. China e Turquia ainda entram em quadra neste domingo (25). Na primeira fase da competição, as equipes se enfrentaram dentro das próprias chaves. Avançam às quartas de final as quatro melhores de cada lado.
GOLDEN SET #94 – ESQUENTA PARA BRASIL X COREIA DO SUL
Brasil em Tóquio #1 – Com William Carvalho e Gurja