Seleção feminina está a uma vitória da Fase Final da VNL
Equipe brasileira abre a última semana contra a Coreia do Sul e pode se garantir de maneira matemática na fase final

Seleção brasileira enfrenta Coreia do Sul, Holanda e Turquia na última semana da fase de classificação (Divulgação/FIVB)
A seleção brasileira busca garantir a vaga na semifinal na última semana da edição feminina da Liga das Nações (VNL). As comandadas de José Roberto Guimarães precisam de uma vitória para confirmar matematicamente a vaga na fase final e enfrentam Coreia do Sul, Holanda e Turquia para que isso aconteça.
“Eu coloco as três como possibilidade de vitórias, acho que contra a Coreia, apesar da evolução das asiáticas, é um adversário a ser batido com facilidade. Aí a gente tem a Holanda e a Turquia, que são jogos duros. As holandesas me surpreenderam com a derrota para a República Dominicana. Eu vinha assistindo algumas partidas da Holanda, um time muito bom. As duas seleções europeias são fortes, mas o Brasil deve vencer. A seleção brasileira deve terminar esta fase em segundo lugar”, disse Cacá Bizzocchi, comentarista do Saque Viagem, na edição 89 no programa “Mais Vôlei, Por Favor”.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
Abrindo a quinta e última semana da VNL, o Brasil terá pela frente a Coreia do Sul e, se conseguir a vitória de três pontos, pode se juntar aos Estados Unidos como equipe classificada para a fase final. Neste momento, a seleção brasileira é a segunda colocada, com 10 vitórias e 31 pontos. Já as coreanas estão na 13ª posição, com três vitórias e nove pontos.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
A campanha da seleção coreana não está fazendo a campanha que se esperava dela. O técnico Stefano Lavarini optou por rodar mais o elenco durante a Liga das Nações, priorizando a participação da Coreia do Sul nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e o desempenho acabou ficando abaixo do que se esperava. Por conta disso, a ponteira Kim, grande estrela da seleção, não aparece com destaque nas estatísticas da VNL, ocupando a 16ª posição no ranking de maiores pontuadoras da competição com 147 acertos.
Na história, até o momento, Brasil e Coreia do Sul se enfrentaram 50 vezes em torneios com a chancela da FIVB. A vantagem é ampla para o lado brasileiro, com 38 vitórias. A última derrota das comandadas de José Roberto Guimarães foi em 2019, na Copa do Mundo. A seleção brasileira venceu os dois confrontos entre as equipes na VNL, em 2018 e 2019. Além da partida entre as equipes na Liga das Nações, brasileiras e coreanas estão no mesmo grupo na Olimpíada de Tóquio e se enfrentam na primeira rodada.