Bruna Honório alcança marca expressiva e quebra recorde na Polônia
A oposta brasileira, de 31 anos, chegou nesta terça-feira (20) aos 643 pontos na Liga Polonesa e superou os 639 da sérvia Jovana Brakočević, que atua na mesma posição, feitos na temporada 2018/19
Bruna Honório com um dos seus seis prêmios de MVP (Łukasz Wójcik/TauronLiga)
Por: Rafael Zito
Bruna Honório fez história nesta terça-feira (20) na Liga Polonesa (TauronLiga). A oposta brasileira alcançou uma marca expressiva ao quebrar o recorde do número de pontos em uma temporada da competição. Apesar do triunfo individual, o dia foi de derrota coletiva para ela e suas companheiras do Radomka Radom, que disputa o terceiro lugar contra o ŁKS Commercecon Łódź. A atleta, de 31 anos, anotou 17 acertos no revés que igualou a série em 2 a 2 e chegou aos 643 pontos, quatro a mais do que o registro anterior de 2018/19, da atacante sérvia Jovana Brakočević, do Chemik Police.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
O Saque Viagem entrou em contato com a jogadora e ela, ainda lamentando o revés do time, comentou sobre a marca individual. “Estou saindo do jogo triste pelo resultado, mas temos a última chance em casa. Estou muito feliz e nem imaginava nada disso. Eu apenas queria abrir meu mercado na Europa, buscar novos ares e me vejo hoje com esse recorde. Para muitos são apenas números, mas são os números também que mostram nosso trabalho e trabalhei muito, não pensando em recordes, mas aí está um reconhecimento”, afirmou Bruna Honório.
Além de Bruna Honório, o Radomka Radom conta com mais duas jogadoras brasileiras no elenco: a ponteira Samara e a central Andressa Picussa. Mesmo sendo a maior pontuadora do time e do jogo, ao lado da rival Katarzyna Zaroślińska-Król, que também joga como oposta e veste a camisa do ŁKS Commercecon Łódź, ela deixou a quadra derrotada. O quinto e decisivo duelo pela medalha de bronze da Liga Polonesa ainda não tem data confirmada e dará a chance para a atacante brasileira aumentar sua vantagem e, por consequência, seu recorde de pontuação.
Seis vezes melhor em quadra
Bruna Honório vive sua primeira experiência fora do Brasil e deve permanecer na Polônia na temporada 2021/22. A oposta, natural de São Paulo (SP), anotou seus 643 pontos em 31 partidas, média de 20,74 por jogo. A brasileira atingiu sua melhor marca em apenas um embate na vitória do Radomka Radom há uma semana, no dia 13 de abril, já na disputa pelo terceiro lugar, quando colocou 34 bolas no chão. Neste duelo, além de maior pontuadora, a atacante foi escolhida a MVP, seu sexto prêmio de melhor em quadra na Liga Polonesa.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
O recorde superado, de 639 pontos, pertencia à oposta Jovana Brakočević e foi registrado em 2018/19. Agora, a atacante sérvia figura como a segunda maior pontuadora de uma edição, seguida pela ponteira belga Hélène Rousseaux, terceira, com 554 em 2017/18, pela oposta australiana Rachel Rourke, quarta, com 549 em 2012/13, e pela oposta polonesa Katarzyna Zaroślinska-Król, quinta, com 526 em 2014/15. Bruna Honório é um nome que ainda pode aparecer em uma convocação do técnico José Roberto Guimarães, que já selecionou as opostas Sheilla, Lorenne, Tandara e Rosamaria.
Confira a entrevista completa de Bruna Honório ao #NaGringa