Itália fatura o bicampeonato do Mundial sub-20
Azzurra foi soberana na decisão com a Sérvia em Roterdã (NED)
Itália repete a conquista de 2011, quando venceu o Mundial pela primeira vez (Divulgação/FIVB)
Dez anos depois, a Itália voltou a se sagrar campeã do Campeonato Mundial sub-20. O bicampeonato foi comemorado neste domingo (18) após a vitória sobre a Sérvia por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/20 e 25/23, em Roterdã (NED).
As italianas, que vinham de um vice-campeonato na última edição, dominaram a decisão desde o início. O ataque foi um fundamento que fez toda a diferença. A Azzurra também fez uma boa partida no bloqueio e parou 11 ataques das adversárias.
A Sérvia, que não chegava à decisão desde a edição de 2005, quando deixou escapar o ouro para o Brasil, perdeu a capitã Vanja Savic logo no primeiro set. A oposta sentiu o pulso e precisou deixar a quadra. Sua substituta, Isidora Kockarevic, pontuou dez vezes. Já a ponteira Branka Tica fez 12.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
Pela seleção campeã, Giorgia Frosini, Beatrice Gardini e Loveth Omoruyi Oghosasere foram fundamentais para o resultado final. O trio marcou 11 pontos cada. Já a levantadora Gaia Guiducci, pelo conjunto da obra, foi eleita a melhor da posição e a MVP da competição (confira a lista das premiadas abaixo).
“Não tenho palavras para descrever a emoção. Ser campeãs do mundo é algo que sonhamos por muito tempo. Desde que começamos a preparação para o campeonato, sabíamos que poderíamos atingir o nosso objetivo. O sonho virou realidade. O grupo mereceu este título”, disse Guiducci.
Na decisão da medalha de bronze, a Rússia fez um jogo duríssimo com a Holanda e venceu após uma grande virada. Foi um 3 a 2 (16/25, 23/25, 25/22, 25/22 e 22/20) que garantiu as russas no pódio dos campeões da edição 2021 do Campeonato Mundial. O Brasil foi apenas o sétimo colocado.
Confira a seleção do Campeonato Mundial sub-20
Melhor levantadora: Gaia Guiducci (ITA)
Melhor oposta: Vita Akimova (RUS)
Melhores ponteiras: Loveth Omoruyi (ITA) e Jolien Knollema (NED)
Melhores centrais: Emma Graziani (ITA) e Hena Kurtagic (SRB)
Melhor líbero: Martina Armini (ITA)
MVP: Gaia Guiducci (ITA)
Golden Set #86 – Vem camiseta aí! 😉
MVPF #93 – Live com Luizomar de Moura