Itapetininga bate Guarulhos e afasta rival da vaga aos playoffs
Com a vitória no confronto direto, os visitantes somaram mais três pontos, chegando aos 23, e abriram cinco de vantagem em relação ao adversário na briga por uma vaga nas quartas de final da Superliga
O central Johan foi eleito o melhor em quadra (Márcio Ferrari/Divulgação)
Em partida isolada desta quarta-feira (17), o Vedacit Guaruhos recebeu o Vôlei UM Itapetininga pela Superliga 2020/21 e foi superado em casa por 3 sets a 1, parciais de 25/23, 28/30, 27/25 e 25/19. Antes do jogo, o time dirigido por Guilherme Novaes tinha 18 pontos e ocupada a nona colocação. Já a equipe comandada por Pedro Uehara, o Peu, estava com 20 e na oitava colocação. Com a vitória no confronto direto, os visitantes somaram mais três pontos, chegando aos 23, e abriram cinco de vantagem em relação ao adversário na briga por uma vaga nos playoffs da competição nacional.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
O central Johan foi um dos destaques do triunfo do Itapetininga em duelo disputado no ginásio Ponte Grande, em Guarulhos. O atleta foi escolhido pela comissão técnica de sua equipe como o melhor em quadra e foi premiado com o Troféu VivaVôlei. O resultado positivo manteve o time de Itapetininga entre os oito melhores da Superliga. “Sabia que ia ser uma partida difícil, um confronto direto e encaramos como uma final. Entramos no 100% hoje depois de uma vacilada no último jogo. Isso foi uma motivação a mais e conseguimos entrar 100% focados na partida”, destacou Johan.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
O meio de rede da equipe de Itapetininga ainda comentou sobre o seu destaque individual no bloqueio. Ele figura entre os dois primeiros colocados na estatística neste fundamento, entre os melhores da Superliga. “Bloqueio é um fundamento que eu gosto bastante e venho treinando muito, me esforçando muito para melhorar a cada dia. Mas o grupo todo está de parabéns e esse troféu aqui é para a equipe. Todas as peças são muito importantes e hoje fizemos um trabalho espetacular”, complementou Johan.
Guarulhos fica distante da vaga
Do lado do Guarulhos, o ponteiro Deivid teve uma boa atuação individual e lamentou a derrota. “Não posso tirar o mérito da equipe adversária. Eles jogaram muito bem taticamente, eliminando alguns ataques nossos, com volume de jogo muito grande, defendendo bastante, e nós erramos em momentos que não podíamos. Mas, não dá muito tempo para se lamentar porque domingo já temos outra batalha pela frente”, analisou o atacante passador, que terminou a partida com 15 pontos, mesma pontuação do oposto Alemão e dois a menos que o ponteiro Rammé (17).
+ RUBINHO ELOGIA VOLUME DEFENSIVO DO SÃO PAULO APÓS REVÉS DO SESI BAURU
Os dois maiores pontuadores do confronto estiveram do lado do Itapetininga. O oposto canhoto Renan Buiatti e o ponteiro Adriano Xavier anotaram 23 pontos. A equipe visitante foi superior em ações ofensivas (59 a 54) e em bloqueios (15 a 9). Porém, em aces, o Guarulhos foi melhor (7 a 3). No próximo sábado (20), o time dirigido por Pedro Uehara, o Peu, encara o Pacaembu Ribeirão, às 18h, em casa, no ginásio Ayrton Senna. Já o Guarulhos joga no domingo (21) contra o Vôlei Renata, de Campinas, como visitante, às 21h30.
Detalhes da partida
Apesar de jogar fora de casa, o Itapetininga iniciou melhor e, em bloqueio de Renan Buatti, abriu vantagem de cinco pontos: 9 a 4. No entanto, o Guarulhos reagiu e igualou em 9 a 9 após erro de ataque do central Thales. Mas os visitantes retomaram a dianteira e fizeram 14 a 10 em toco de Johan. Com ação ofensiva de Rammé, os donos da casa reduziram a diferença para apenas um acerto: 23 a 22. Ainda na liderança, o time itapetingano fechou a primeira parcial em ataque de Adriano Xavier: 25 a 23.
+ MELHOR EM QUADRA, LORRAYNA CELEBRA TRIUNFO COMO RECOMPENSA DO TRABALHO
Na segunda séries, o primeiro time a construiu uma liderança de mais de dois pontos foi o Guarulhos. Após bloqueio de Tiago Barth, os mandantes fizeram 11 a 8. Entretanto, aos poucos, o Itapetininga foi se aproximando e empatou em 16 a 16 em ataque de Renan Buiatti. Daí em diante as equipes seguiram trocando pontos, mas sempre com os donos da casa com uma virada de bola na frente. O oposto Gabriel Bertolini recebeu e colocou no chão em ataque: 29 a 28. Na sequência, Deivid usou seu paredão para finalizar o set: 30 a 28 (1 a 1).
Itapetininga aproveita melhor as chances e vence
No terceiro set, o ponteiro Guiga fez um ace e Thales marcou de bloqueio. Com isso, o Itapetininga abriu 3 a 0. No entanto, Rammé fez um ponto direto de saque e Renan Buiatti errou um ataque. Desta forma, o Guarulhos empatou em 8 a 8. Após um ataques de Deivid e um ace do levantador Sandro, o time da casa virou e abriu 14 a 10. Sandro marcou mais um ponto direto de saque e fez 16 a 10. Os visitantes se reencontraram no set e foram reduzindo a diferença até Renan Buiatti igualar em 20 a 20 com um ace. Tiago Barth errou um saque e, em seguida, os forasteiros fecharam em 27 a 25.
+ CLASSIFICADO, LUCARELLI ANALISA CAMPANHA DO TRENTINO NA CHAMPIONS
Em vantagem no confronto direto, o Itapetininga entrou na quarta parcial podendo finalizar. Os times ficaram trocando pontos e se alternando na liderança. Mas o equilíbrio acabou depois do 13 a 13. Renan Buiatti atacando e Thales bloqueando fizeram os visitantes abrir 15 a 13. A dianteira cresceu para quatro acertos depois de outra ação ofensiva de Renan Buiatti: 19 a 15. Adriano Xavier foi acionado ofensivamente e colocou no chão: 24 a 19. No lance seguinte, o jogo acabou em mais um toco de Thales: 25 a 19.