Na busca pelo bi, China divulga as 12 olímpicas
Chinesas são as favoritas à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Equipe de Lang Ping mostrou grande voleibol na VNL (Divulgação/FIVB)
Uma das maiores favoritas à medalha de ouro em Tóquio-2020, se não for a maior delas, a China divulgou nesta segunda-feira (5) os nomes das 12 atletas que buscarão o bicampeonato olímpico a partir do próximo dia 25 de julho.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
A técnica Lang Ping vai para a capital japonesa com o que tem de melhor no país: as levantadoras Xia Ding e Di Yao; opostas Xiangyu Gong e Yanhan Liu; ponteiras Ting Zhu, Changning Zhang, Yingying Li e Xiaotong Liu; centrais Xinyue Yuan, Ni Yan e Yuanyuan Wang, além da líbero Mengjie Wang.
Do grupo, metade participou da campanha vitoriosa na Rio-2016: Yuan, Zhu, Gong, Zhang, Liu e Yan. À época, a comandante chinesa havia revelado que estava construindo o time para a edição japonesa. As vitórias sobre o Brasil (quartas de final), Holanda (semifinal) e Sérvia (final), no entanto, levaram as chinesas ao topo antes do planejado.
E tudo leva a crer que o resultado no Maracanãzinho possa se repetir neste ano. As atuais campeãs olímpicas, além de terem um grupo bastante equilibrado, composto por levantadoras rápidas, centrais fortes e atacantes de extremidade que estão entre as melhores do mundo, carregam outra vantagem sobre as concorrentes: o grupo treina desde janeiro para a Olimpíada. As demais equipes só se juntaram entre abril e maio.
Recentemente, as comandadas de Lang Ping viram subir a régua do favoritismo após as apresentações convincentes na reta final da Liga das Nações (VNL). No jogo mais aguardado da fase classificatória, contra os também cotados Estados Unidos, uma vitória esmagadora por 3 sets a 0, com direito a 25 a 10 em uma das parciais.
China, de Yuan, impressionou diante dos EUA na VNL (Divulgação/FIVB)
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Em grande fase, a China espera confirmar o favoritismo na primeira fase da Olimpíada, quando enfrenta Turquia, Estados Unidos, Rússia, Itália e Argentina. E torce também para não passar pelo mesmo sofrimento vivido no Rio de Janeiro, quando perdeu para Holanda, Sérvia e Estados Unidos na primeira fase e avançou apenas com a quarta melhor campanha do Grupo B.
Confira a formação da China para Tóquio-2020
Levantadoras: Xia Ding e Di Yao
Opostas: Xiangyu Gong e Yanhan Liu
Ponteiras: Ting Zhu, Changning Zhang, Yingying Li e Xiaotong Liu
Centrais: Xinyue Yuan, Ni Yan e Yuanyuan Wang
Líbero: Mengjie Wang