‘O vôlei brasileiro tem que agradecer ao Marcelo Mendez’, afirma Cacá Bizzocchi
Marcelo Mendez conquistou 39 títulos pelo Sada Cruzeiro (Agência i7/Sada Cruzeiro)
Após 12 temporadas no comando do Sada Cruzeiro, o técnico Marcelo Mendez deixa o clube e não ocupará o cargo em 2021/22. Com ele na liderança da comissão técnica, o time celeste foi três vezes o melhor do mundo, sete da América do Sul e seis da Superliga. Nascido em Buenos Aires, na Argentina, o treinador, de 56 anos, assumiu a equipe em 2009, após rápida passagem pelo Montes Claros. E foi naquele ano que se iniciou a parceria do então Sada Betim com o Cruzeiro Esporte Clube e a trajetória vitoriosa do maior campeão da história do vôlei nacional passou a se misturou com a dele.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Marcelo Mendez comandou o Sada Cruzeiro em 55 campeonatos desde 2010, chegando a 48 finais e conquistando 39 títulos. “O voleibol brasileiro tem que agradecer ao Marcelo Mendez por essa contribuição”, afirmou Cacá Bizzocchi na edição de segunda-feira (22) do programa “Mais Vôlei, Por Favor“, veiculado no YouTube do Saque Viagem. “Ele foi para a final em 87% dos torneios disputados e foi campeão em 71% deles. Acho muito difícil alguém no mundo ter um currículo desses. Eu falei com o Marcelo e agradeci a contribuição dele para o voleibol brasileiro”, acrescentou o comentarista.
+ DANI LINS FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DO TRABALHO DE RUBINHO NO SESI BAURU
Cacá Bizzocchi comentou porque considera o projeto do Sada Cruzeiro importante ao vôlei nacional. “A gente não pode esquecer que o Marcelo colocou o sarrafo lá em cima e mostrou que competência não tem nacionalidade. Eu sempre elogiei e torci para o Sada Cruzeiro porque é importante ter uma referência como foi o Sada durante esses 12 anos, pois você se espelha nesse exemplo. Desta forma, todos tinham que fazer mais do que eles para poder superá-los e isso faz com que o nível cresça de uma maneira geral. Ele foi importantíssimo nesse período”, destacou o especialista.
Legado de Marcelo Mendez
Marcelo Mendez ficou pouco mais de uma década à frente do Sada Cruzeiro e por lá trabalhou com diferentes perfis de atletas e precisou construir e reconstruir o time em vários momentos. Mesmo com as saídas e chegadas, a filosofia sempre foi mantida e o treinador teve papel relevantes na transição de jogadores jovens para o elenco do profissional, potencializou personagens já conhecidos a patamares superiores ao anterior e transformou profissionais talentosos e com potencial em figuras de destaque na seleção brasileira, como, por exemplo, os campeões olímpicos Wallace, William e Evandro.
+ ‘ACHO QUE ELA NÃO TEM CONDIÇÕES’, DIZ ESPECIALISTA SOBRE LESÃO DE RABADZIEVA
“O Marcelo teve a capacidade de trabalhar com jogadores jovens, experientes, famosos e até os que ninguém dava nada por eles. Ele resgatou atletas e manteve alguns no nível de excelência até aonde pode. A gente vê o caso do Filipe, que praticamente tem a mesma história no Sada Cruzeiro que a dele. E o Filipe é um jogador que nunca foi dispensável. Ele sempre foi um atleta importante para time, desde o primeiro ano até agora. Ele resgatou, por exemplo, o Lukinha, que estava esquecido na Europa e não teve oportunidades em outros times aqui”, citou Cacá Bizzocchi.
“Ele revelou o Alan, que cresceu nas mãos do Marcelo, tanto que voltou, e o Cachopa, um levantador baixo, habilidoso e talentoso demais, mas que talvez não tivesse oportunidade em outros times como teve com o Marcelo. Acho que, tudo isso, faz com que o trabalho do Marcelo seja louvável”, completou o comentarista, que acredita no Sada Cruzeiro seguirá com a cara do técnico argentino por um bom tempo. “Que chegar ao Sada Cruzeiro vai pegar uma bela de uma bucha. Imagina ter que fazer melhor do que o Marcelo fez e a pressão que não vai ser para cima do cara”, disse Cacá Bizzocchi.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
É muito importante essa longevidade para você estruturar uma filosofia de trabalho. Quem assumir o Sada Cruzeiro agora vai entrar com a filosofia que o Marcelo implementou. O que for diferente terá contestação e ninguém vai se arriscar a fazer diferente do que o que já está muito bem estruturado e determinado. O Sada Cruzeiro tem a cara do Marcelo Mendez e vai ter por muito tempo”, finalizou o especialista. Na última temporada dirigindo a equipe celeste, o treinador foi campeão do Campeonato Mineiro de 2020 e da Copa Brasil 2021.