Polônia impõe força de ataque, ganha do Japão e lidera Grupo A
Os ponteiros Wilfredo Leon e Aleksander Sliwka foram os nomes ofensivos da equipe polonesa na vitória por 3 sets a 0, parciais de 25/22, 25/21 e 26/24
Kurek acionado em ataque pela saída de rede (Divulgação/FIVB)
A Polônia conquistou nesta sexta-feira (30) sua terceira vitória consecutiva nos Jogos Olímpicos de Tóquio e, com isso, assumiu a liderança do Grupo A, com nove pontos. A vítima desta vez foi o Japão, que fez bom jogo e dificultou as ações dos poloneses. Apesar disso, a seleção comandada pelo técnico belga Vital Heynen marcou 3 sets a 0, parciais de 25/22, 25/21 e 26/24. Os ponteiros Wilfredo Leon e Aleksander Sliwka foram os nomes ofensivos da equipe europeia, sendo o primeiro deles o líder em pontuação do jogo, com 17. Já o segundo contribuiu com 13.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
Pelo lado do Japão, os atletas mais relevantes da partida foram o ponteiro Yuki Ishikawa, com 16 acertos, e o oposto Yuji Nishida, com 13. No ataque, Leon, Sliwka, Ishikawa e Nishida anotaram 13 pontos cada. Em bloqueios, os dois jogadores que mais colocaram bolas no chão foram os centrais da Polônia: Jacub Kochanowski e Mateusz Bieniek, ambos com quatro tocos. Já em saques, Leon fez dois aces e ficou em primeiro neste fundamento. Por fim, no sistema defensivo, o líbero japonês Yamamoto Tomohiro se destacou com seis defesas.
No aspecto coletivo, o ataque foi um dos diferenciais com os poloneses pontuando dez vezes a mais em relação aos japoneses (48 a 38). A seleção da Polônia liderou também em bloqueios (12 a 7) e aces (3 a 1). Na última rodada do Grupo A, o time dirigido por Heynen encara o Canadá, neste sábado (31), às 21 horas (horário de Brasília). O Japão encerra sua participação na etapa inicial da competição contra o Irã, no domingo (1º), às 7h40. Itália e Venezuela, que integram a mesma chave, se enfrentam na mesma rodada, às 4h25.
O JOGO
Leon foi o destaque do primeiro set em que a Polônia anotou 25 a 22. O ponteiro foi acionado dez vezes pelo levantador Fabian Drzyzga e colocou sete no chão. Além disso, ele ainda marcou um de bloqueio, fechando a parcial com oito. Juntos, Nishida e Ishikawa tentaram competir com o rival e tiveram quatro acertos cada, mesmo número do oposto Bartosz Kurek e Sliwka. A seleção polonesa ficou na dianteira durante quase todo o tempo e conseguiu abrir três na fase final com bloqueio de Kurek: 24 a 21. Em seguida, Leon fechou em ataque.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Os dois sets seguintes também foram bastante equilibrados, com o Japão resistindo por meio de um sistema defensivo muito qualificado. Porém, do outro lado tinha uma Polônia muito forte no ataque e bloqueio. Foram quatro pontos a mais em ações ofensivas dos poloneses nas duas parciais (17 a 13 e 14 a 10) e dois em tocos na terceira (6 a 4). Os europeus fizeram 2 a 0 em ação de ataque de Leon: 25 a 21. Na série seguinte a disputa na reta final foi ainda mais equilibrada, com Kurek decisivo duas vezes, em ataque (25 a 24) e, na jogada seguinte, bloqueando Ishikawa (26 a 24).
GOLDEN SET #105 – AINDA DÁ PARA A CHINA?
O BRASIL EM TÓQUIO #6 – COM WILLIAM CARVALHO E GURJA