Se impondo em quadra, Brasil vence Japão e se garante nas quartas
Com Fê Garay e Carol com 13 pontos, seleção brasileira não teve problemas para fechar em 3 sets a 0
Com oito pontos em três jogos, a seleção brasileira ocupa a segunda colocação na chave (Divulgação/FIVB)
Sem deixar dúvidas. Jogando de maneira coletiva, com quatro jogadoras marcando pelo menos 10 pontos, o Brasil venceu o Japão por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/18 e 26/24, nesta quinta-feira (29), e se garantiu nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Os destaques em pontuação foram Carol e Fê Garay, com 13 pontos cada. Pelo lado japonês, a ponteira Mayu Ishikawa foi o grande nome com 12.
A PARTIDA
O Brasil foi melhor no princípio do primeiro set. Com mais volume, a seleção brasileira impôs seu ritmo e abriu 11 a 6 no marcador. Sem deixar as japoneses respirar, a diferença aumentou e, com Fernanda Garay inspirada, as brasileiras fecharam em 25 a 16.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
O Japão voltou para o segundo set com uma postura um pouco diferente. Apesar do time brasileiro conseguir se manter na frente do placar mais uma vez, as japonesas não deixaram o Brasil abrir vantagem e conseguiram a igualdade em 9 a 9. Contudo, logo após o empate, a seleção brasileira voltou a ter um volume maior e colocou quatro de diferença, com 13 a 9, e o jogo parou.
No retorno para a quadra, as brasileiras seguiram com um volume de jogo impressionante e a diferença no marcador subiu, indo para 17 a 10 e as japonesas pediram mais um tempo. Com uma diferença segura no placar, bastou para as brasileiras manter a virada de bola para fechar o set em 25 a 18.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Pressionadas pela situação do placar, as japoneses foram para o tudo ou nada e equilibraram o marcador. Pelo lado brasileiro, o ponto diferente foi a entrada de Natália como titular na parcial, no lugar de Tandara. Com o equilíbrio nos pontos, a seleção brasileira só assumiu a frente do placar no 10 a 9 com a central Carol. Depois de assumir o marcador, o time brasileiro viu Macris sofrer uma torção feia de tornozelo. Com a saída da levantadora, as asiáticas aproveitaram o momento de instabilidade e abriram uma diferença, com 16 a 12.
Apesar da virada, o Brasil foi se encontrando em quadra e passou a buscar o placar e conseguiu cortar a distância para apenas um ponto, com 17 a 16. Após um pequeno período com as duas seleções trocando pontos, a virada brasileira aconteceu com um ponto de bloqueio, fazendo 21 a 20.
No momento de definição, as japoneses passaram a errar mais e a diferença subiu para dois pontos, com 23 a 21. Com a desvantagem, o Japão voltou a ter volume de jogo e empatou o set em 24 a 24. Com a igualdade no marcador, Gabi chamou a responsabilidade, colocou duas bolas no chão e fechou em 26 a 24.
SITUAÇÃO EM TÓQUIO
Com o triunfo e os três pontos, o Brasil chegou aos oito pontos, se manteve em segundo lugar e se garantiu nas quartas de final. Já o Japão se manteve com três na quarta colocação. Na quarta rodada da chave feminina dos Jogos Olímpicos, a seleção brasileira terá a Sérvia como adversária, no sábado (31), às 4h25. Já as japonesas terão a Coreia do Sul como oponentes, no sábado (31) às 7h40 da manhã.
Golden Set #102 – Não deu para o Brasil contra a Rússia
O Brasil em Tóquio #5 – Com William Carvalho e Gurja
MVPF #99 NA ÍNTEGRA – Tudo sobre Brasil x Rússia