EUA derrotam Argentina com 18 pontos de Thompson
Favorita à medalha, equipe americana fez 3 sets a 0 na estreia em Tóquio
Americanas jogam contra a China na próxima rodada (Divulgação/FIVB)
Nenhuma seleção da edição feminina dos Jogos Olímpicos de Tóquio tem uma missão tão dura quanto a Argentina. Elo mais fraco de um grupo recheado de favoritos, o time de Yas Nizetich não tinha para onde correr na estreia. De cara, sabia que encararia uma pedreira. Poderia vir China. Poderia ser Turquia. Poderia jogar contra a Itália. Ou Rússia. Quis o destino que as hermanas debutassem em sua segunda Olimpíada da história contra os Estados Unidos.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
Para as estadunidenses, não poderia haver melhor adversário para deixar de lado toda a ansiedade da estreia. Afinal, é um momento em que a mão pesa, a manchete não sai como de costume. Mas no abismo da expectativa e objetivo que existe entre argentinas e norte-americanas, o jogo foi relativamente igual até pelo menos metade da parcial. A equipe de Hernan Ferraro, apesar de todo o nervosismo que envolve uma estreia, fez uma boa partida neste sábado (24), ainda que a vitória dos Estados Unidos tenha sido por 3 sets a 0 (25/20, 25/19 e 25/20).
Karch Kiraly deve ter gostado do que viu à sua frente. Jordyn Poulter, Jordan Larson, Jordan Thompson, Michelle Bartsch-Hackley, Foluke Akinradewo, Haleigh Washington e Justine Wong-Orantes não relaxaram em nenhum momento da partida, tampouco caíram na armadilha do superfavorito que acredita que vai vencer a qualquer momento o adversário mais fraco da chave. O semblante era de uma equipe que encara qualquer desafio com a máxima seriedade.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
A oposta Thompson fez jus à confiança do treinador norte-americano e marcou 18 pontos (65.22% de eficiência ofensiva). Na Argentina, Erika Mercado, uma das novidades da equipe na temporada, contribuiu com 14 (41.67%).
EUA venceram a Argentina por 3 sets a 0 (Divulgação/FIVB)
Na próxima rodada, que começa na segunda-feira (26), as argentinas enfrentam a Rússia a partir das 21 horas (horário de Brasília). Pelo voleibol que as russas jogaram na estreia contra a Itália, não seria surpresa uma vitória das sul-americanas. Na sequência, às 23h05, os Estados Unidos fazem o jogo mais aguardado da primeira fase contra a China.
OS GRUPOS DE TÓQUIO
Itália e Rússia fazem parte do Grupo B dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que é composto também por Estados Unidos, China, Turquia e Argentina. O Grupo A é encabeçado por Japão, Brasil, Sérvia, Coreia do Sul, República Dominicana e Quênia. Na primeira fase da competição, as equipes se enfrentaram dentro das próprias chaves. Avançam às quartas de final as quatro melhores de cada lado.
Golden Set #94 – Esquenta para Brasil x Coreia do Sul
Golden Set #1 – Brasil em Tóquio
MVPF #95 – Brasil demora a engrenar, mas vence a Tunísia