Saque faz a diferença e Argentina elimina os EUA em sets diretos
Os comandados do técnico Marcelo Mendez aplicaram 3 sets a 0 nos estadunidenses e avançaram para a fase eliminatória dos Jogos de Tóquio. Facundo Conte foi o maior pontuador do jogo, com 16
Festa da Argentina com a classificação (Divulgação/FIVB)
A última vaga do naipe masculino às quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio foi decidida no confronto direto entre Argentina e Estados Unidos. No jogo que encerrou a última rodada da fase de classificação, os comandados do técnico Marcelo Mendez aplicaram 3 sets a 0 nos estadunidenses e avançaram para a fase eliminatória da competição. O saque fez a diferença na partida, já que, além dos sete aces contra apenas um do rival, os argentinos pressionaram bastante a linha de recepção com serviços forçados. O ponteiro Facundo Conte foi o maior pontuador do jogo, com 16.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
Além de Conte, o oposto Bruno Lima também alcançou dois dígitos na pontuação, com 13 bolas no chão. Do lado dos Estados Unidos, as duas jogadoras que atingiram a marca expressiva foram o ponteiro Torey Defalco, 13, e o oposto Matthew Anderson, 11. Com 26 bolas recebidas, Conte colocou no chão em ataques 13 delas, o principal nome do jogo em ações ofensivas. Em bloqueios, dois atletas tiveram três acertos com o paredão: Bruno Lima e Defalco. Já em aces, Conte fez três pontos em saques diretos. Por fim, na defesa, o líbero Erik Shoji liderou recuperando 12 bolas.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
No coletivo, a Argentina foi levemente superior em acertos de ataque (40 a 38) e bloqueios (8 a 7). Já em aces a vantagem foi mais ampla (7 a 1). Os comandados de Marcelo Mendez também deram show no fundo de quadra, com sete defesas a mais (33 a 26). A eliminação dos Estados Unidos na primeira fase de uma Olimpíada não acontecia desde a edição de Sydney-2000. Na ocasião, os estadunidenses também estavam na mesma chave dos argentinos e perderam por 3 sets a 1. Na época, o time norte-americano acabou na sexta e última posição do grupo.
SITUAÇÃO NO GRUPO A
Com a vitória diante dos Estados Unidos em sets diretos, a Argentina somou três pontos e subiu para oito, saltando da quinta posição para a terceira, derrubando a França para a última posição entre os classificados às quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio, com os mesmos oito, mas com uma vitória a menos (4 a 3). Os estadunidenses, que ainda brigavam pela vaga, permaneceram com seis pontos, caindo para a quinta colocação e, desta forma, estão eliminados, assim como a Tunísia, lanterna do Grupo B, zerado em triunfos e com um ponto. A Rússia acabou a fase de classificação na liderança, com 12, e o Brasil em segundo, com dez.