EUA não dão espaço à Sérvia e vão à final olímpica em Tóquio
Norte-americanas buscam o primeiro ouro olímpico de sua história
Equipe norte-americana espera o vencedor de Brasil e Coreia na decisão (Divulgação/FIVB)
Os Estados Unidos guardaram para a semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio o voleibol vistoso e agressivo que os colocaram no seleto grupo dos favoritos à medalha de ouro. Após jogos irregulares, e uma derrota acachapante para a Rússia, a equipe de Karch Kiraly mostrou que está mais viva do que nunca para a briga pelo alto do pódio. Contra uma Sérvia que errou muito, e que não teve Tijana Boskovic tão decisiva como de costume, os Estados Unidos garantiram passagem para a final olímpica após marcarem 3 sets a 0 (25/19, 25/15 e 25/23) nesta sexta-feira (6), na Arena Ariake.
O adversário sai do confronto entre Brasil e Coreia do Sul, que jogam logo mais, às 9 horas (horário de Brasília). Caso dê a lógica e a seleção de José Roberto Guimarães vença a disputa de semifinal, estadunidenses e brasileiras disputam pela terceira vez na história o ouro olímpico. Em Pequim-2008 e Londres-2012, deu Brasil. Será que a história vai ser repetir em Tóquio-2020?
O JOGO
Enquanto os Estados Unidos apostavam em seu conjunto, a Sérvia colocou todas as fichas em Boskovic. E, neste duelo, a equipe estadunidense levou a melhor no primeiro set. Com um saque mais agressivo, o time de Kiraly ganhou contra-ataques, muitos deles convertidos pela oposta Andrea Drews. Do outro lado, a craque sérvia não foi bem, assim como as companheiras. Jordan Larson e companhia aproveitaram o melhor momento para fechar em 25 a 19.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
A Sérvia não deixou os Estados Unidos gostarem do jogo no começo do segundo set. Com ponto lá, ponto cá, a parcial seguiu equilibrada. As europeias, porém, exageraram nos erros de saque e ataque, o que levou a seleção americana a 15 a 11. E a parcial só não escapou de vez porque os Estados Unidos também erraram bastante. Como se fosse uma máquina de jogar vôlei, o time de Larson acelerou na reta final e desandou a fazer ponto. Resultado: vitória americana em 25 a 15.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
A um set de voltar a uma final olímpica, as norte-americanas abriram a terceira parcial a mil por hora. Mas as sérvias, precisando do resultado para esticar o jogo, resolveram acordar. E graças ao crescimento de Boskovic, que começou a fazer a diferença no jogo. A parcial esquentou e ganhou ares de decisão até o momento final. Mas, no duelo entre o conjunto norte-americano e a genialidade de Boskovic, venceu o primeiro. Com 25 a 23, os Estados Unidos garantiram passagem para o jogo do ouro. À Sérvia, vice-campeã na Rio-2016, resta a disputa pelo bronze.
Embora não tenha feito uma grande partida, Boskovic terminou a semifinal com 19 pontos marcados. Pelo lado vitorioso, Drews fez 17.
Golden Set #121 – É dia de torcer pelas meninas
Brasil em Tóquio #13 – Com William Carvalho e Gurja
MVPF #107 NA ÍNTEGRA – Seleção masculina disputa o bronze