Fase decisiva da Copa Brasil começa nesta quinta com as semifinais
EMS Taubaté Funvic, bicampeão do torneio, e Vôlei Renata, de Campinas, jogam às 19 horas. Em seguida, às 21h30, o Sada Cruzeiro, que soma cinco títulos da competição, encara o Fiat/Minas
O time cruzeirense é o atual tricampeão do torneio (Wander Roberto/inovafoto/CBV)
A etapa decisiva da Copa Brasil 2021 masculina começa nesta quinta-feira (11) e estão entre os quatro melhores do torneio dois times de São Paulo e de Minas Gerais. E metade das equipes classificadas ganharam a competição, com o Sada Cruzeiro, detentor de cinco conquistas, e o EMS Taubaté Funvic, que levantou o troféu duas vezes. Assim como ocorreu no feminino, com o Itambé/Minas como campeão, o evento desta temporada será realizado no CDV (Centro de Desenvolvimento de Voleibol), em Saquarema (RJ). Vôlei Renata, de Campinas, e Fiat/Minas buscam o título inédito.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
No naipe masculino, a Copa Brasil já foi disputada oito vezes e o maior campeão é o Cruzeiro, com títulos nas edições de 2014, em Maringá (PR), 2016, em Campinas (SP), 2018, em São Paulo (SP), 2019, em Lages (SC), e em 2020, em Jaraguá do Sul (SC). O primeiro que conquistou o título do torneio foi o Cimed, de Florianópolis, em 2017, quando o torneio foi realizado em Joinville (SC). Além desses dois, o outro que já levantou a taça da competição foi o Taubaté, nas temporadas de 2015, em Campinas (SP), e 2017, no mesmo local.
Taubaté x Campinas
No primeiro duelo do dia, às 19h, o Taubaté enfrenta o Campinas, embate que será a reedição a decisão do Campeonato Paulista de 2020, vencido pela equipe campineira. Nas quartas de final, o time dirigido pelo técnico argentino Javier Weber superou o Apan/Eleva/Blumenau, de Santa Catarina. Para esse jogo, o treinador terá parte do elenco recém-recuperada da Covid-19, já que os centrais Lucão e Riad, os líberos Thales e Vitor Yudi, e o levantador Rapha voltaram a ficar à disposição após ausência devido ao coronavírus. O levantador Bruninho aposta na determinação para esta semifinal.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
“Sem dúvida tem um equilíbrio muito grande, já nos enfrentamos algumas vezes nesta temporada, todas sempre muito equilibradas. A outra semifinal também tem grandes equipes. São as quatro equipes que mereceram estar aqui, as mais bem preparadas. A gente está vindo de um momento um pouco difícil, mas isso não é desculpa. Nesse momento, acho que a vontade e a determinação têm que suprir toda falta de ritmo dos jogadores que acabaram tendo Covid-19. Temos que tentar fazer nosso melhor para chegar à final, ganhar esse primeiro jogo, e depois conquistar o título”, disse Bruno.
Do outro lado da quadra, o Vôlei Renata alcançou a fase semifinal depois de triunfar diante do Vôlei UM Itapetininga na etapa anterior. O oposto Leandro Vissotto pediu para sua equipe “fazer um algo mais” para repetir o resultado do Paulista. “A expectativa para a semifinal é sempre grande. A gente está com alguns problemas físicos na equipe, o Temponi voltando da Covid-19. Então a gente tem que usar isso para fortalecer nosso time, tentar superar quem não estiver tão bem, e fazer uma boa partida, já que a gente sabe da qualidade da equipe de Taubaté”, disse o atleta do Campinas.
+ TRENTINO, DE LUCARELLI, FECHA FASE DE GRUPOS DA CHAMPIONS INVICTO
“Mas tudo fica em aberto. A partida decide dentro de quadra e a gente tem que ter a consciência de que vai ter que fazer um algo mais para conquistar esse passaporte para a final”, destacou Vissotto, que relembrou os momentos que viveu pela seleção. “Foi legal reencontrar, mudou pouco a turma que trabalha aqui. Parece que foi ontem, mas tem seis anos que eu não voltava. E ver as fotos, do Mundial, do tempo que a gente estava aqui, é muito bacana. A gente trabalha para isso, e os momentos que a gente viveu aqui ficam na nossa memória e gravados na história do voleibol”, concluiu o oposto.
Cruzeiro x Minas
Da mesma forma que Taubaté e Campinas farão o reencontro da decisão do Paulista, Cruzeiro e Minas também será a reedição da final do Mineiro. O clássico estadual está agendado para às 21h30, igualmente nesta quinta-feira. Para completar a rivalidade, a equipe minastenista foi a responsável pela única derrota cruzeirense na Superliga 2020/21. Com todo esse pacote, o levantador Fernando Cachopa admite que a motivação para o confronto é grande na busca pelo sexto título de Copa Brasil para o clube celeste, que eliminou o Montes Claros América Vôlei na fase anterior.
+ EQUIPE DE WALLACE VENCE NA LIGA TURCA COM BRILHO DE LEOZINHO
“É uma competição que a gente gosta de jogar, acho que os resultados mostram isso. Também juntou o clássico, que nos dá uma motivação a mais. Os jogos contra o Minas sempre têm um lugar especial na história do clube. Então acho que será uma disputa interessante. Acho que eles também vêm com esse sentimento de clássico, de querer vencer. Foi o único time que venceu a gente na Superliga até agora, então fica esse sentimento de querer dar mais um pouco. Mas acho que todo jogo a gente entra com esse sentimento de querer vencer e dar mais para ganhar”, declarou Cachopa.
Já no Minas, que eliminou o Azulim/Gabarito/Uberlândia por 3 sets a 1 nas quartas de final, o levantador William mostra confiança no bom momento da equipe para tentar chegar à decisão. “As expectativas são as melhores. Acho que o time está em uma crescente e jogando bem. Em termos de resultados, tivemos um positivo e um negativo contra eles. A gente se conhece bem, são times que se encontram bastante em Campeonato Mineiro, Superliga. Acho que a gente tem um jogo complicado, mas a gente tem totais condições de fazer um bom jogo e sair com o resultado positivo”, disse.
+ ‘SAÍMOS COM GOSTINHO QUE DAVA’, DIZ SANDRO SOBRE REVÉS CONTRA TAUBATÉ
“A gente veio para cá para buscar o título, jogar 110%. Espero que esteja todo mundo bem no dia para a gente fazer um bom jogo. São duas equipes tradicionais, que se respeitam, uma semifinal de campeonato. Tenho certeza de que vai ser um jogão”, complementou William, que também já vestiu a camisa do Cruzeiro e foi bastante vitorioso. No período no qual atuou pelo clube celeste, o experiente levantador, de 41 anos, foi campeão de tudo, com títulos do Mineiro, da Copa Brasil, da Superliga, do Sul-Americano e do Mundial de Clubes.
TABELA COPA BRASIL
Quartas de final:
- 13/01 (quarta-feira) – Vôlei Renata 3 x 2 Vôlei UM Itapetininga, em Campinas – 22/25, 18/25, 25/22, 27/25 e 15/12
- 13/01 (quarta-feira) – Fiat/Minas 3 x 1 Azulim/Gabarito/Uberlândia, em Belo Horizonte – 25/18, 25/15, 22/25 e 25/22
- 20/01 (quarta-feira) – Sada Cruzeiro 3 x 0 Montes Claros América Vôlei, em Contagem – 25/16, 25/19 e 25/21
- 15/01 (sexta-feira) – EMS Taubaté Funvic 3 x 0 Apan/Eleva/Blumenau, em Taubaté – 25/15, 25/23 e 25/21
Semifinal:
- 11/02 (quinta-feira) – EMS Taubaté Funvic x Vôlei Renata, às 19h, no CDV, em Saquarema (RJ) – SporTV 2
- 11/02 (quinta-feira) – Sada Cruzeiro (MG) x Minas Tênis Clube (MG), às 21h30, no CDV, em Saquarema (RJ) – SporTV 2
Final:
- 12/02 (sexta-feira) – Vencedor do jogo 5 x Vencedor do jogo 6, às 21h30, no CDV, em Saquarema (RJ) – SporTV 2
CONFIRA NA ÍNTEGRA A EDIÇÃO 71 DO PROGRAMA “MAIS VÔLEI, POR FAVOR”