Brasil é dominado pela Rússia e perde na despedida da fase inicial da VNL
A seleção brasileira entrou em quadra com a primeira colocação garantida e, mesmo com força máxima nos dois primeiros sets, foi dominada pela equipe russa e perdeu por 3 a 0
Mikhaylov foi o maior pontuador do jogo, com 14 acertos (Divulgação/FIVB)
O Brasil entrou em quadra nesta quarta-feira (23) com a primeira colocação garantida, já que a Polônia foi derrotado pela França. Apesar disso, o técnico interino Carlos Schwanke iniciou o duelo contra a Rússia, já eliminada, com força máxima. Porém, o time com Bruno, Wallace, Lucarelli, Leal, Lucão, Maurício Souza e Thales foi dominado pela equipe russa e perdeu por 3 sets a 0, parciais de 25/21, 28/26 e 25/20. Pelo lado vitorioso, o oposto Mikhaylov, com 14 bolas no chão, e o ponteiro Kliuka, com 13, foram os destaques do jogo.
Pelo lado do Brasil, o oposto Wallace foi quem mais pontuou, com dez acertos, seguido por Lucarelli, com sete. A Rússia liderou nos fundamentos ataque (40 a 36), bloqueio (9 a 4) e aces (7 a 4). Nos pontos em erros do adversário, a seleção brasileira recebeu 23 de graça e concedeu 22. Além de Mikhaylov e Kliuka, o ponteiro Podlesnykh também atingiu pontuação de dois dígitos, com 12. Os russos acabaram a fase de classificação da Liga das Nações na quinta posição, com 11 vitórias e 34 pontos, campanha igual a da França, mas abaixo nos sets average (1.863 a 1.857)
RESUMO DO JOGO:
Com saque potente e bem direcionado, a Rússia fez uma primeira parcial superior ao Brasil, liderando desde o 4 a 0 até o final, set com desfecho em 25 a 21. Com o serviço surtindo efeito, o bloqueio russo também funcionou bastante e dificultou as ações ofensivas dos brasileiros, que estava com pouca paciência para executar o fundamento com mais lucidez. A equipe europeia anotou dois pontos com o paredão, mas as amortecidas geraram contra-ataques, que também foram melhor aproveitados (14 a 11).
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Ainda com os principais jogadores em quadra, o Brasil reagiu e fez um segundo set melhor em comparação com o primeiro. No entanto, a Rússia continuava com desempenho acima. A seleção brasileira chegou a abrir três de diferença após bloqueio de Wallace no central Kurkaev (5 a 2). Porém, os russos igualaram (9 a 9) depois de ataque de Podlesnykh e virou com bloqueio do central Vlasov em Lucarelli (10 a 9). Com o placar em 21 a 21, Mikhaylov soltou dois petardos e assinalou aces (23 a 21). Mas o time verde-amarelo virou e teve dois set points, entretanto, o levantador Kobzar foi para o serviço e anotou mais um ponto direto de saque (28 a 26).
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
Com 2 a 0 contra e uma derrota difícil de digerir na segunda parcial, Schwanke optou por trocar o time inteiro, promovendo as entradas de Cachopa, Alan, Isac, Flávio, Maurício Borges e Douglas Souza. O único mantido foi o líbero Thales, sendo assim, Maique continuou sem receber oportunidades. O Brasil fez 1 a 0, mas daí em diante a só a Rússia liderou o marcador, dando sequência ao excelente desempenho e aproveitando o baixo rendimento da seleção brasileira, principalmente na tomada de decisão na virada de bola e contra-ataque. Desta forma, vitória russa tranquila por 25 a 20.