Seleção feminina abre a segunda semana da VNL diante do Japão
Carol Gattaz projeta os próximos jogos do Brasil na Liga das Nações feminina
Carol Gattaz faz um balanço da seleção brasileira e projeta a sequência de três jogos (Divulgação/FIVB)
A seleção brasileira feminina de vôlei chega para a segunda semana de jogos na Liga das Nações (VNL), que acontece em Rimini, na Itália, a partir desta segunda-feira (31), quando terá o Japão como adversário. O duelo será às 10h e terá transmissão ao vivo do SporTV 2. Após os três primeiros confrontos na competição, as japonesas ainda não perderam sets e lideram. Já as brasileiras venceram os dois primeiros jogos e perderam o terceiro para os Estados Unidos, ocupando o sexto lugar na classificação.
Até agora, depois da primeira semana, o Brasil soma duas vitórias e um resultado negativo. O grupo dirigido pelo técnico José Roberto Guimarães venceu o Canadá e a República Dominicana e acabou superado pelos Estados Unidos.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Para retomar a sequência de vitórias, a experiente central Carol Gattaz sabe que o grupo verde e amarelo não terá facilidade. “Temos treinado bastante e de forma intensa. Sabemos que nessa segunda fase precisamos de uma atenção maior. O primeiro adversário é o Japão, que é um time que está completo também, além de ser muito rápido e difícil de jogar. É um confronto que exige muita paciência porque elas são muito rápidas e costumam jogar muito bem taticamente”, analisou Carol.
A central ainda falou sobre a sequência da seleção brasileira nesta segunda semana de Liga das Nações 2021. “Logo depois do Japão, vamos enfrentar a Rússia, que é um jogo completamente diferente, com bolas altas e mais cadenciado. Por isso, temos que nos preparar para tudo da mesma maneira. Depois, mesmo com as meninas mais novas da Itália, é um jogo que precisa de muita atenção”, disse Carol Gattaz.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
A jogadora aposta, no entanto, na importância do foco estar no próprio grupo. “Nossa preparação está muito boa. Nosso time está cada vez mais evoluindo técnica e fisicamente e acho que cada semana vamos crescer como grupo. Isso é o mais importante agora”, concluiu Carol Gattaz.
Brasil e Japão se enfrentaram 71 vezes em torneios com a chancela da FIVB, com 57 vitórias brasileiras e 14 triunfos japoneses. Se fizermos uma análise dos últimas 14 jogos entre as equipes, a vantagem do Brasil é ainda maior, com 12 vitórias contra 2. As únicas vitórias da seleção asiática aconteceram em 2017, no Grand Prix e na Copa dos Campeões, ambas por 3 sets a 2. Além da partida pela Liga das Nações, as duas seleções irão se enfrentam nos Jogos Olímpicos de 2021, por estarem no grupo A.
Tabela da segunda semana:
Segunda-feira (31) – Brasil x Japão – 10h
Terça-feira (1º) – Brasil x Rússia – 16h
Quarta-feira (2) – Brasil x Itália – 16h