Brasil inicia com titulares e passeia em quadra diante da Tailândia
Escalada com Tandara, Macris, Gabi, Fernanda Garay, Carol, Bia e Camila Brait, a seleção brasileira atropelou o adversário asiático e marcou 3 sets a 0, parciais de 25/11, 25/14 e 25/10
Tandara foi a maior pontuadora do jogo com 11 acertos (Divulgação/FIVB)
O técnico José Roberto Guimarães não levou em consideração o fato do Brasil enfrentar a Tailândia, pior equipe da Liga das Nações (VNL), lanterna, com 1 ponto, e iniciou a partida com força máxima. Escalada com Tandara, Macris, Gabi, Fernanda Garay, Carol, Bia e Camila Brait, a seleção brasileira passeou em quadra diante do adversário asiático e marcou 3 sets a 0, parciais de 25/11, 25/14 e 25/10. Com o resultado positivo, a equipe verde-amarela alcançou 31 pontos e termina a penúltima semana do torneio na vice-liderança, atrás somente dos Estados Unidos.
No set de abertura, o destaque foi a ponteira Gabi, com seis acertos. Diante de um oponente bem abaixo, o Brasil já iniciou abrindo diferença. A camisa 10 se posicionou com eficiência na rede e marcou de bloqueio: 8 a 4. Garay foi acionada por Macris na pipe e ampliou para 14 a 6. As comandadas de Zé Roberto confirmavam em quadra o favoritismo e não deixavam as tailandesas pontuarem, equipe com dificuldades no ataque e bloqueio pela baixa estatura de suas atletas. E a parcial foi encerrada após um bloqueio da central Carol (25 a 11).
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
A facilidade no set inicial se repetiu e Zé Roberto passou a fazer trocas. A primeira delas foi a central Adenízia começando na vaga de Carol. A jogadora, que disputou a última Superliga pelo Sesi Bauru, recebeu pelo meio e colocou no chão: 14 a 9. Mais adiante, Tandara foi para o saque e marcou um ace (18 a 10). O treinador também promoveu as entradas de Roberta e Lorenne, realizando a inversão 5-1, sacando Tandara e Macris. Com vontade de mostrar serviço, a oposta reserva fez em ataques (22 a 13 e 23 a 14) e anotou um ace (24 a 14). A série acabou com falha tailandesa: 25 a 14.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Sem forças para esboçar reação, a Tailândia passou a servir como treino de luxo para o Brasil. A diferença de nível entre as seleções era tão grande que Zé Roberto fez mais modificações, tirando Garay e colocando Rosamaria como ponteira. Mais para a reta final do set, ele também colocou Mayany na vaga de Bia e Lorenne no lugar de Tandara. E Rosamaria, pela saída de rede, fez 4 a 1. Lorenne foi acionada duas vezes consecutivas na pipe por Roberta e foi efetiva em ambas, anotando 17 a 5 e 18 a 6. Para concluiu a partida, Rosamaria pontuou em ação ofensiva pela entrada de rede (25 a 10).
NÚMEROS DA VITÓRIA E MELHORES MOMENTOS
O Brasil finalizou a quarta semana da Liga das Nações com três vitórias contra rivais de qualidade técnica abaixo. De importante foram os três pontos nessa segunda-feira, já que a Tailândia não é parâmetro para analisar se o time verde-amarelo evoluiu ou não. A seleção brasileira ganhou em acertos de ações ofensivas (43 a 26), bloqueios (11 a 1) e aces (5 a 0). Além da ampla superioridade nos fundamentos, as comandadas de Zé Roberto receberam de graça 16 pontos em erros das tailandesas contra apenas oito. Tandara terminou o jogo com 11 pontos, seguida de perto por Gabi, com dez.