De olho em Tóquio, Zé Roberto divulga primeira convocação com 11 jogadoras
O treinador selecionou as levantadoras Dani Lins e Roberta, as centrais Adenízia, Bia e Mayany, a ponteira Ana Cristina, as opostas Lorenne, Tandara e Rosamaria, e as líberos Camila Brait e Nyeme
O técnico tricampeão olímpico está na seleção feminina desde 2003 (FIVB/Divulgação)
O técnico José Roberto Guimarães anunciou nesta quinta-feira (1) as primeiras convocadas da seleção brasileira feminina visando os Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta etapa inicial, o treinador contará com 11 jogadoras selecionadas e três convidadas. Os treinos com as 14 atletas começam na segunda-feira (5) no CDV (Centro de Desenvolvimento de Voleibol), em Saquarema (RJ). Figuram na lista as levantadoras Dani Lins e Roberta, as centrais Adenízia, Bia e Mayany, a ponteira Ana Cristina, as opostas Lorenne, Tandara e Rosamaria, e as líberos Camila Brait e Nyeme.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Das 11 convocadas, cinco disputaram a temporada 2020/21 pelo Osasco São Cristóvão Saúde (Roberta, Tandara, Mayany, Bia e Camila Brait). Sesi Bauru e Sesc Flamengo serão representados por duas atletas, com Adenízia e Dani Lins do time paulista e Ana Cristina e Lorenne da equipe carioca. Para concluir a lista. Zé Roberto chamou a líbero Nyeme, que defendeu o São Paulo/Barueri, clube treinado pelo tricampeão olímpico, e a oposta/ponteira Rosamaria, que está jogando na Itália, no VBC èpiù Casalmaggiore.
Além das convocadas, Zé Roberto convidou as centrais Diana e Lorena e a ponteira Karina, as três do São Paulo/Barueri. O treinador e as jogadoras terão a companhia de mais dez integrantes da comissão técnica: o assistente técnico Wagner Coppini, o Wagão; o fisioterapeuta Fernando Fernandes; os preparadores físicos Caíque Botelho e José Elias de Proença; o médico Júlio Nardelli; o massoterapeuta Eustaquio Junio; e os auxiliares de treino Alexandre Gomes, Fabio Marques, Fabiano Marques e Gabriel Moraes.
Neste ano olímpico, as jogadoras comandadas pelo técnico tricampeão olímpico terão como primeiro compromisso a Liga das Nações, que acontecerá em sistema de bolha, na cidade de Rimini, na Itália. A competição será de 25 de maio a 20 de junho para as equipes femininas. Nos Jogos de Tóquio, o Brasil está no Grupo A entre as mulheres ao lado de Japão, Sérvia, Coreia do Sul, República Dominicana e Quênia. Já na chave B tem China, Estados Unidos, Rússia, Itália, Argentina e Turquia.