Em jogo de duas viradas, Japão se garante nas quartas e elimina o Irã
Os donos da casa, com grande desempenho de Nishida, 30 pontos, precisaram de uma batalha de cinco sets para derrotarem os iranianos, parciais de 25/21, 20/25, 29/31, 25/22 e 15/13
Nishida comemora vaga do Japão nas quartas (Divulgação/FIVB)
O Japão está classificado para as quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em confronto direto e com duas viradas, a seleção japonesa venceu e eliminou o Irã da competição. Os donos da casa precisaram de uma batalha de cinco sets para derrotarem os iranianos, parciais de 25/21, 20/25, 29/31, 25/22 e 15/13. Os atacantes de extremidade foram os principais nomes dos mandantes, com o oposto Yuji Nishida terminando o jogo como maior pontuador, com 30, e responsável pelo último ponto da partida. Os ponteiros Yuki Ishikawa fez 20 e Ran Takahashi marcou 19.
Do lado do Irã, o jogador que teve a principal atuação foi o ponteiro Meisam Salehi, com 26 acertos. Além dele, mais quatro atletas alcançaram dois dígitos: o ponta Milad Ebadipour e o central Mohammad Seyed, ambos com 14, o oposto Amir Ghafour, 13, e o oposto reserva Saber Kazemi, 11. Ainda no âmbito individual, Nishida liderou os pontos em ataques, com 24 bolas no chão em 37 recebidas (56,76%) de eficiência. Já em bloqueios o destaque foi o meio de rede Seyed, com cinco tocos. Por fim, Ishikawa foi o nome mais relevante em aces, com quatro pontos diretos de saque.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
No jogo, o diferencial para a vitória do Japão foram os pontos em erros, já que o Irã deu 31 para os japoneses e recebeu 25, seis de diferença. Os iranianos foram superiores em ataques (72 a 68) e em bloqueios (9 a 8), mas foram superados em aces (7 a 6). No quinto e decisivo set, os mandantes foram melhores ofensivamente (11 a 8) e em acertos diretos com o saque (2 a 0). Além disso, cometeram menos erros (2 a 4). Com 14 a 13 no marcador, Nishida recebeu na saída de rede e colocou no chão em ataque na paralela.
SITUAÇÃO NO GRUPO A
Com a vitória diante do Irã em cinco sets, o Japão somou dois pontos e subiu para oito, saltando da quarta posição para a terceira, derrubando o Canadá para a última posição entre os classificados às quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio, com sete. O Irã, que ainda brigava pela vaga, somou um ponto, chegando aos seis, mas permaneceu na quinta colocação e, desta forma, está eliminado, assim como a Venezuela, lanterna do Grupo A, zerado em pontos. A Polônia acabou a fase de classificação na liderança, com 13, e a Itália em segundo, com 11.