França faz mudanças no time e bate Tunísia em primeiro triunfo na Olimpíada
Apesar de duas parciais apertadas, os franceses se recuperaram nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao superarem os tunisianos por 3 a 0, sets de 25/21, 25/11 e 25/21
Clevenot iniciou como titular e foi bem (FIVB/Divulgação)
A atuação apática e frustrante da França na estreia forçou o técnico Laurent Tillie a realizar mudanças na equipe titular para enfrentar a Tunísia nesta segunda-feira (26). O atropelo sofrido diante dos Estados Unidos fez o treinador sacar o levantador e capitão Benjamin Toniutti e o ponteiro Kevin Tillie, promovendo as entradas, respectivamente, de Antoine Brizard e Trevor Clevenot. Apesar de duas parciais apertadas, os franceses se recuperaram nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao superarem os tunisianos por 3 a 0, sets de 25/21, 25/11 e 25/21.
Assim como a França, a Tunísia também tinha sido derrotada na primeira rodada, quando tomou 3 a 0 do Brasil. Somente uma das duas seleções sairia do zero no número de vitórias e os franceses apresentaram desempenho melhor em todos os fundamentos, com 13 pontos de vantagem em ações de ataque (41 a 28), três em bloqueios (8 a 5) e dois em saques (4 a 2). E, para piorar a situação, o time africano cometeu mais erros (22 a 18). Os destaques do lado vencedor foram o ponteiro Clevenot e o oposto Jean Patry, ambos com 12, líderes em bolas no chão. O ponta Earvin Ngapeth e o central Barthélémy Chinenyeze fizeram 11.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
Integrantes do Grupo B, chamado de da morte pela presença de cinco seleções fortes, França, uma das candidatas a medalha, e Tunísia, o time mais fraco do agrupamento, já fizeram dois jogos assim como Estados Unidos e Rússia. Brasil e Argentina fecham a rodada desta chave ainda nesta segunda. No momento, a equipe russa está em primeiro lugar, com seis pontos. Na sequência estão os brasileiros, na vice-liderança, os estadunidenses, terceiros, e os franceses, quartos, os três com três pontos. Os argentinos e os tunisianos seguem zerados, respectivamente, em quinto e sexto.
O próximo compromisso da França será na quarta-feira (28), às 2h20 (horário de Brasília), contra a Argentina. Já a Tunísia entra em quadra ainda na terça-feira (27), às 23h05, e terá pela frente os Estados Unidos.
O JOGO
Empolgado com a chance de iniciar como titular, Clevenot foi o maior pontuador do primeiro set, com seis pontos, sendo cinco de ataque, fundamento que foi determinante para a França abrir vantagem (15 a 10). Ngapeth e Patry também se destacaram, ambos com cinco acertos. Pelo lado da Tunísia, o oposto Wassim Ben Tara e o ponteiro Ismail Moalla anotaram quatro cada. Clevenot pegou Ben Tara no bloqueio e o placar registrou 10 a 7. Chinenyeze armou o paredão e parou Moalla (21 a 18). E Ngapeth acabou com a série em ataque: 25 a 21.
O revés na série anterior deixou os tunisianos abalados e eles cometeram muitos erros, seis a mais que os franceses (9 a 3). Saque e bloqueio também foram nulos para os africanos, com a França levando a melhor nos dois fundamentos, com 2 a 0 no primeiro e 3 a 0 no segundo. Nas ações de ataque os comandados de Laurent Tillie seguiram superiores: 11 a 8. Chinenyeze foi o líder em acertos no set, com cinco. Já Ben Tara se destacou pelo lado da Tunísia, com três. O set foi finalizado com um ace do ponteiro Yacine Louati (25 a 11).
O equilíbrio do primeiro set voltou no último. Iguais em acertos de bloqueio e saque, ambos com um em cada um dos fundamentos, o diferencial foi de novo as ações ofensivas e, assim como na primeira parcial, a França pontuou mais nas viradas de bola e contra-ataques (15 a 10). Clevenot, Ngapeth e Patry deixaram a série com quatro acertos, um a menos que o oposto tunisiano Hamza Nagga, que saiu do banco e teve boa participação. Os franceses abriram três em ataque de Ngapeth (19 a 16). E o jogo acabou com um toque na rede do bloqueio da seleção africana: 25 a 21.
OS GRUPOS DE TÓQUIO
O Grupo A está formado por Japão, Polônia, Itália, Irã, Venezuela e Canadá. Já o B conta com Rússia, Estados Unidos, Brasil, França, Argentina e Tunísia. Na primeira fase da competição, as equipes se enfrentaram dentro das próprias chaves. Avançam às quartas de final as quatro melhores de cada lado, com o primeiro de um grupo encarando o quarto do outro e os segundos e terceiros com a definição dos confrontos por meio de sorteio.
GOLDEN SET #94 – ESQUENTA PARA BRASIL X ARGENTINA
BRASIL EM TÓQUIO #2 – COM WILLIAM CARVALHO E GURJA