Franco desequilibra e Blumenau vence duelo direto contra o América
Em uma batalha de cinco sets, o time comandado pelo técnico André Donegá superou a equipe visitante com destaque para o oposto, que ganhou o VivaVôlei
Blumenau venceu em casa o Montes Claros América (Raphael Guilherme Moser/APAN)
Apan/Eleva/Blumenau e Montes Claros América fizeram um confronto direto em Santa Catarina pela oitava rodada do returno da Superliga 2020/21. Em uma batalha de cinco sets no ginásio Galegão, o time comandado pelo técnico André Donegá superou a equipe visitante com parciais de 25/18, 18/25, 31/29, 24/26 e 15/10. Porém, o triunfo por diferença mínima de séries fez os catarinenses somarem apenas dois pontos e os comandados de Fabiano Preturlon, o Magoo, apesar do revés, levaram um ponto para Minas Gerais, permanecendo à frente na tabela de classificação.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Depois de 19 rodadas, os dois times estão com campanhas semelhantes, ambas com 27 pontos: nove vitórias e dez derrotas. O Montes Claros América continua na quinta posição da Superliga nos critérios de desempate, deixando o Blumenau em sexto lugar, abaixo nos sets e pontos average. Com 34 pontos anotados, o oposto Franco foi o maior pontuador do confronto e também eleito o melhor em quadra, conquistando o Troféu VivaVôlei. O atacante marcou 31 em ataques ou contra-ataques e três em bloqueios.
Mais dois jogadores do Blumenau alcançaram pontuação de dois dígitos. Os centrais Ialisson e Deivid anotaram, respetivamente, 16 e 14 pontos. O primeiro fez nove em ações ofensivas, cinco em bloqueios e dois em aces. Já o segundo marcou sete atacando, cinco em tocos e dois em saques diretos. Do lado do Montes Claros América, o oposto Lucas Borges colocou 26 bolas no chão e foi o atletas com mais pontos. O camisa 4 do Coelho anotou 25 ofensivamente e um com saque.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
No primeiro turno, no ginásio Tancredo Neves, a equipe catarinense superou a mineira, fora de casa, por 3 sets a 0. O próximo compromisso do Montes Claros América pela Superliga será contra o líder Sada Cruzeiro, que está com 48 pontos, no Poliesportivo do Riacho, em Contagem, na quarta-feira (24), às 19h. Já o Blumenau recebe o Fiat/Minas, terceiro colocado, com 38 pontos, na quinta-feira (25), no mesmo horário.
Detalhes da partida
O Blumenau começou melhor o primeiro set e marcou 10 a 4 em ataque de Franco. Mais adiante, o Ialisson colocou no chão ofensivamente e a vantagem subiu para sete: 21 a 14. O central Judson, do time americano, manteve a parcial em aberto ao pontuar em ação ofensiva: 24 a 18. Mas, no lance seguinte, o ponteiro Wilson errou o saque e os catarinenses fecharam em 25 a 18. Ao contrário da série anterior, a segunda foi dominada pelos visitantes. Em dois bloqueios seguidos do central Lucas França, o Coelho registrou 12 a 5. Com ace de Ialisson, a diferença caiu para três: 15 a 12.
+ DEBUTANTE DE SUCESSO, BRUNA HONÓRIO JOGA SEMIFINAL DA COPA DA POLÔNIA
Na reta final do segundo set, Judson utilizou seu paredão para ampliar a diferença dos americanos por 22 a 16. E, com erro de Deivid, o Montes Claros América finalizou em 25 a 18. Na terceira parcial, Lucas Borges atacou com eficiência e o Coelho fez 14 a 11. O ponteiro Ygor Ceará bloqueou e a diferença permaneceu em três acertos: 23 a 20. No entanto, com três bloqueios seguidos, os catarinenses se aproximaram, empataram e viraram. Franco deu um toco e a diferença caiu para um (23 a 22). O ponteiro Gabriel Pessoa usou o paredão e igualou (23 a 23).
Em seguida, Franco fez outro de bloqueio (24 a 23). Na fase decisiva do set os times ficaram trocando pontos e Deivid, de bloqueio, igualou mais uma vez, agora, em 29 a 29. O ponta Vini errou ataque e o Blumenau fez 30 a 29. E Gabriel Pessoa finalizou a série ofensivamente: 31 a 29. Assim como a parcial anterior, a quarta foi bastante equilibrada e superou os 25 pontos. Ialisson bloqueou e os catarinenses abriram dois: 20 a 18. Mas o central Gabriel Cotrim, também em toco, empatou em 22 a 22. Em ataque, Vini fez 25 a 24 e, na sequência, o central Jonadabe usou o paredão para fechar: 26 a 24.
+ OSASCO DOMINA O PRAIA CLUBE E ‘ROUBA’ VICE-LIDERANÇA DA SUPERLIGA
Na quinta a decisiva série, o duelo ficou equilibrado somente até o 4 a 4. Porém, Franco rodou duas bolas em ataque e, com um erro do Montes Claros América, o Blumenau abriu 7 a 4. Na ação seguinte, Deivid bloqueou e os catarinenses marcaram 8 a 4. Jonadabe, em ataque, e Ygor Ceará, com o paredão, diminuíram a desvantagem para dois: 9 a 7. Mas Ialisson em ação ofensiva e Deivid em toco encaminharam a vitória: 12 a 8. Franco e Deivid bloquearam e os blumenauenses chegaram ao match point: 14 a 10. Ygor Ceará errou e o jogo acabou: 15 a 10.
SEGUNDO EPISÓDIO DO PODCAST #NAGRINGA COM RICARDO LUCARELLI