Itália cresce nos momentos de decisão e vence o Japão em Tóquio
Com 40 pontos de Juantorena e Zaytsev, italianos conseguem vitória por 3 sets a 1 nos Jogos Olímpicos
Vitória por 3 sets a 1 é a primeira de três pontos dos italianos em Tóquio (Divulgação/FIVB)
Sabendo a hora de se impor, a Itália superou o Japão por 3 sets a 1, com parciais de 25/20, 25/17, 23/25 e 25/21, nesta quarta-feira (28), pelo torneio masculino de vôlei dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Conseguindo ter mais volume, na maior parte da partida, os italianos somaram mais três pontos e se colocaram na zona de classificação para a próxima fase. Os destaques em pontuação da partida foram Osmany Juantorena pelo lado italiano e Yuki Ishikawa, pelo lado japonês, ambos com 22 pontos.
O JOGO
Focando seu jogo em Juantorena e Micheleto, a Itália foi melhor no primeiro set. Com a dupla fazendo 13 dos primeiros 25 pontos do time no jogo, os italianos souberam se colocar em vantagem na primeira parcial e cresceram na hora certa para confirmar a vitória por 25 a 20 na primeira parcial.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
O segundo set teve início com a Itália bloqueando muito e abrindo 5 a 2. Na sequência, os japoneses conseguiram melhorar na defesa e encostaram no placar, com 8 a 7. Contudo, mais uma vez crescendo no bloqueio, os italianos abriram distância, fazendo 14 a 9, e o duelo parou. No retorno para a quadra, a equipe italiana seguiu mandando na parcial, manteve a diferença e venceu por 25 a 17, fazendo 2 a 0 no jogo.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Precisando da vitória para se manter vivo no jogo, o Japão começou atuando melhor no terceiro set, mas viu a Itália empatar em 6 a 6 em um ace de Zaytsev. Após a igualdade, as duas seleções passaram a trocar pontos, sem que nenhuma delas conseguisse assumir a liderança do marcador. Já na reta final, Micheleto aproveitou uma bola de xeque e fez 19 a 17, forçando o pedido de tempo.
No momento de definição, o bloqueio italiano parou mais um ataque de Nishida e a diferença subiu para três pontos, com 21 a 18. Atrás do placar, o Japão cresceu no sistema defensivo e, com um ace, conseguiu a igualdade em 22 a 22. Neste momento, os japoneses acabaram errando menos e conseguiram a vitória na parcial por 25 a 23.
Avassaladora, a Itália começou o quarto set sem dar chances para o Japão. Com uma série de ataques, bloqueios e contra-ataques, a vantagem saltou para 8 a 1. Os japoneses voltaram a crescer na situação adversa e cortaram a desvantagem para apenas três pontos, com 10 a 7, e forçaram o pedido de tempo. Na volta para a quadra, os italianos seguiram errando um pouco mais que o normal e a vantagem ficou em dois pontos, com 13 a 11.
Com os japoneses buscando a reação para encostar de vez, a Itália se reencontrou em quadra e voltou a abrir, fazendo 17 a 12. Com a diferença ao seu favor, os italianos seguiram mantendo a virada de bola e fecharam o duelo com um 25 a 21, confirmando a vitória por 3 sets a 1.
A SITUAÇÃO DAS SELEÇÕES
Com o triunfo nesta rodada, a Itália somou mais três pontos e chegou aos cinco pontos e é a terceira colocada no grupo A. Já o Japão se manteve com seis e é a segunda colocada. Na próxima rodada da chave masculina dos Jogos Olímpicos de Tóquio, os italianos enfrentam o Irã, na sexta-feira (30), às 7h40. Já os japoneses duelam contra a Polônia, na mesma data às 2h20.
GOLDEN SET #100 – ESQUENTA PARA BRASIL X RÚSSIA
BRASIL EM TÓQUIO #4 – COM WILLIAM CARVALHO E GURJA