Lucarelli sobre a Liga Italiana: ‘me fez evoluir bastante na recepção’
O campeão olímpico, atleta do Trentino-ITA, está feliz em poder ajudar no estilo de jogo do time e quer continuar contribuindo bem no passe
O ponteiro está em nono lugar em recepções perfeitas na Liga Italiana (CEV/Divulgação)
Por: Rafael Zito
Campeão da Superliga 2018/19 pelo EMS Taubaté Funvic, o ponteiro Ricardo Lucarelli permaneceu no clube para o calendário de competições de 2019/20, que não se encerrou por causa da pandemia do coronavírus. Foi neste momento que o jogador, que completou 29 anos neste mês de fevereiro, decidiu deixar o Brasil e viver sua primeira experiência internacional, mais precisamente, na Itália. O campeão olímpico nos Jogos Rio-2016 foi contratado pelo tradicional Itas Trentino-ITA e, em menos de um ano, já apresentou evolução no fundamento que sabia que precisava melhorar.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
“Me sinto muito feliz de estar na Liga Italiana. Era uma vontade que eu tinha e estava esperando chegar uma proposta em um momento em que estivesse me sentindo mais preparado para essa aventura. E tem sido bem legal, mas pena não ter a torcida nos jogos porque isso muda a atmosfera. Em questão de experiência está sendo bacana. É um nível de jogo muito alto em que você tem que se reinventar de jogo para jogo e durante a própria partida. A exigência que nós ponteiros temos, pela agressividade do saque de todos os times, me fez evoluir bastante na recepção”, afirmou Lucarelli ao Saque Viagem.
A fase de classificação da Liga Italiana acabou e o Trentino se classificou para as quartas de final na terceira colocação, com 47 pontos em 22 confrontos, campanha de 16 vitórias e seis derrotas. No âmbito individual, Lucarelli está entre os dez melhores no passe. Com 115 recepções perfeitas, o brasileiro ocupa a nona colocação. “Eu também não acompanho e não sabia (números). Essa é uma evolução pessoal que sempre busquei e corri atrás. É um fundamento que eu tinha que melhorar e me sinto muito feliz de estar em um campeonato forte como esse”, disse Lucarelli.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
“Eu tenho mais o feeling de acabar uma partida e saber que fiz uma boa apresentação na recepção. Nós temos dois centrais (os sérvios Marko Podraščanin e Srećko Lisinac), e um oposto (Nimir Abdel-Aziz) que são muito agressivos. Então, um time que joga com a recepção sempre boa ou perfeita acaba facilitando. Hoje o voleibol é bastante agressivo no saque, por isso, uma equipe que consegue um bom desempenho na recepção vai sair em vantagem. Fico muito feliz porque isso ajuda no estilo de jogo do time e espero continuar contribuindo bem nesse fundamento”, completou o ponteiro.
SEGUNDO EPISÓDIO DO PODCAST #NAGRINGA COM RICARDO LUCARELLI
Vitória na Champions League
Nesta quinta-feira (25), o Trentino entrou em quadra pela partida de ida das quartas de final da CEV Champions League 2020/21. Mesmo fora de casa, em Berlim, na Alemanha, o clube italiano derrotou o Berlin Volleys, por 3 sets a 1, parciais 25/19, 25/23, 26/28 e 25/17, em 1h45 de confronto. Do lado do time alemão, o central Éder Carbonera, medalha de ouro na Rio-2016, foi titular e marcou três pontos. Já os brasileiros Davy Moraes (oposto) e Renan Michelucci (central) não entraram em quadra. Lucarelli anotou dez pontos, sendo cinco em ações de ataque, três em bloqueios e dois em aces.
PRIMEIRO EPISÓDIO DO PODCAST #PIPEDOVÔLEI COM SASSÁ