Taubaté supera desfalques e vence Itapetininga pela Superliga
Mesmo fora de casa, o time dirigido pelo técnico Javier Weber conseguiu a reabilitação no campeonato após revés para o Fiat/Minas
O central Maurício Souza, do Taubaté, foi eleito o melhor em quadra (Twitter/VoleiTaubate)
O EMS Taubaté Funvic voltou a vencer pela Superliga masculina 2020/21. Depois de ser derrotado pelo Fiat/Minas, longe de seus domínios, o time comandado pelo técnico argentino Javier Weber se reabilitou na competição nacional ao ganhar, como visitante, do Vôlei UM Itapetininga nesta sexta-feira (5), por 3 sets a 0 (25/22, 25/23 e 25/17). O confronto foi marcado pelo duelo entre os opostos canhotos. De um lado Felipe Roque, que foi o líder em pontos dos visitantes, com 14 acertos, e do outro Renan Buiatti, do time mandante, maior pontuador do jogo, com 16 bolas no chão.
+ CRUZEIRO QUEBRA SEQUÊNCIA VITORIOSA DO BLUMENAU E AMPLIA LIDERANÇA
Pelo lado vitorioso, Felipe Roque derrubou 12 bolas em ações ofensivas, uma em bloqueio e mais uma em ace. Além dele, o time do Taubaté contou com as boas atuações dos ponteiros João Rafael, com 11 pontos, todos em ataques ou contra-ataques, e Douglas Souza, com dez acertos, todos ofensivamente. Já do lado derrotado, Renan Buiatti marcou dez em ataques ou contra-ataques, três com o paredão e mais três em saques diretos. Quem também teve atuação relevante foi o ponteiro Adriano, com 11 pontos, sendo dez em ações ofensivas e um ace.
+ OTÁVIO DIZ QUE VITÓRIA NA SUPERLIGA TRAZ CONFIANÇA PARA COPA BRASIL
O central Maurício Souza, do Taubaté, foi escolhido o melhor em quadra neste confronto e recebeu o Troféu VivaVôlei. Ele contribuiu com o triunfo de sua equipe com seis pontos, quatro em ações de ataque e dois em bloqueios. Coletivamente, o Taubaté foi bastante superior no número de pontos ofensivamente, com 43 a 33. Porém, o Itapetininga levou a melhor em bloqueios (4 a 3) e em aces (7 a 1). Nos erros, a equipe do técnico Pedro Uehara teve desempenho pior em comparação aos comandados de Javier Weber (28 a 18).
Vitória apesar dos cinco desfalques
Além do adversário, o Taubaté precisou superar os cinco desfalques por conta do coronavírus. O levantador Rapha, os centrais Lucão e Riad, e os líberos Thales e Vitor Yudi seguem isolados e se recuperando da doença. Além dos jogadores, o supervisor e auxiliar técnico Giuliano Ribas também está infectado e segue afastado. O levantador Bruninho e seus companheiros ocupam a vice-liderança da Superliga, com 42 pontos, campanha de 14 vitórias e duas derrotas. Javier Weber e seus atletas estão com uma partida a menos em comparação com o líder Sada Cruzeiro, que soma 48 pontos.
+ APÓS REVÉS, TÉCNICO DO BLUMENAU DESTACA RITMO APLICADO PELO CRUZEIRO
O Taubaté entra em quadra novamente pela Superliga na próxima terça-feira (9), às 19 horas, contra o Vedacit Guarulhos, no ginásio da Ponte Grande, mais uma vez fora de casa. Depois disso, a equipe do interior de São Paulo muda suas atenções para a Copa Brasil 2021. O time taubateano terá pela frente na semifinal do torneio o Vôlei Renata, de Campinas, na quinta-feira (11). Se avançar para a decisão, os comandados de Javier Weber enfrentarão o vencedor do embate entre Sada Cruzeiro e Fiat/Minas.
+ ‘NINGUÉM VEIO PARA IR EMBORA AMANHÃ’, DIZ TAINARA SOBRE COPA BRASIL
Do outro lado do confronto, o Itapetininga visita o Montes Claros América, também na quinta-feira (11), às 19h, no ginásio Tancredo Neves. A equipe dirigida pelo técnico Pedro Uehara aparece, no momento, na oitava colocação da Superliga, com 20 pontos, conquistados em seis vitórias e dez derrotas. No primeiro turno da competição nacional, as equipes jogaram no ginásio Abaeté e o Taubaté aplicou 3 sets a 0, parciais de 25/21, 25/18 e 25/13. Na ocasião, Felipe Roque foi o maior pontuador do time taubateano e do confronto, com 16 acertos. Já Renan Buiatti foi o líder neste quesito pela rival, com 13.
Resumo do jogo
O jogo entre Itapetininga e Taubaté começou equilibrado e a primeira equipe a abrir dois pontos de vantagem foi a mandante, em um ace de Renan Buiatti: 10 a 8. O time visitante igualou o placar em ataque de Felipe Roque, 12 a 12. Os comandados de Javier Weber assumiram a liderança no marcador e fizeram 14 a 12 em ataque de João Rafael. Porém, os donos da casa não deixaram o rival escapar no marcador e, com bloqueio do central Thales Falcão: 19 a 19. A equipe taubateana reassumiu a dianteira em ataque de Felipe Roque, 22 a 20, e, na sequência, fechou em 25 a 22.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Na segunda parcial, o Taubaté já tomou à frente no placar no início e abriu 9 a 3 em ataque de Douglas Souza. A diferença aumentou para sete após o erro do central Johan: 13 a 6. O Itapetininga conseguiu reagir e, com ace de Renan Buiatti, reduziu a desvantagem para apenas um ponto: 22 a 21. No entanto, os visitantes não permitiram a virada e, com Douglas Souza no ataque, finalizou a série em 25 a 23. Por fim, o terceiro set começou com as equipes trocando pontos até o momento que o marcador registrava 7 a 7.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
Daí em diante, o Taubaté tomou a dianteira e não deixou mais escapar. Em ataque de Douglas Souza, os visitantes fizeram 10 a 7. Na sequência, Maurício Souza marcou ofensivamente e fez 17 a 13, obrigando Pedro Uehara e pedir tempo. Entretanto, não adiantou, já que os taubateanos seguiram dominantes. João Rafael atacou e fez 19 a 14 e, em seguida, o levantador Carisio cometeu um erro, permitindo os forasteiros a abrirem 22 a 16. No próximo lance da partida, Johan falhou em ataque e o placar foi para 23 a 16. E o jogo acabou em erro de saque de Renan Buiatti: 25 a 17.