Turquia confirma favoritismo contra Argentina e elimina China da Olimpíada
Quatro atletas turcas se destacaram na pontuação, com a ponteira Baladin em primeiro, com 14 acertos. As turcas ganharam das argentinas por 3 sets a 0, parciais de 25/23, 25/20 e 25/18
Festa da Turquia em vitória contra Argentina (Divulgação/FIVB)
Campeã olímpica nos Jogos Rio-2016, a China está eliminada na primeira fase da edição Tóquio-2020. Essa situação começou a se encaminhar com a vitória da Rússia contra os Estados Unidos e se concretizou com o resultado positivo da Turquia em cima da Argentina. No terceiro jogo desta quarta rodada, as turcas confirmaram o favoritismo diante das argentinas e aplicaram 3 sets a 0, parciais de 25/23, 25/20 e 25/18. Desta forma, a equipe comandada pelo técnico italiano Giovanni Guidetti chega aos sete pontos e se mantém na quarta posição.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
Quatro atletas turcas se destacaram na pontuação, com a ponteira Hande Baladin em primeiro, com 14 acertos. Logo abaixo apareceram a central Eda Erdem, 13, e, com 12, figuraram a central Zehra Gunes e a oposta Ebrar Karakurt. Pelo lado da Argentina, a oposta Erika Mercado marcou 12 pontos. A seleção da Turquia deu seis pontos a mais em erros (22 a 16), no entanto, dominou os fundamentos que pontuam, com 11 de vantagem em ações de ataque (44 a 33), oito em bloqueios (13 a 8) e um em aces (2 a 1).
Com a segunda vitória em quatro jogos disputados, a Turquia se consolida entre os classificados do Grupo B, com um ponto a menos que os Estados Unidos, terceiros na tabela de classificação, e Rússia, que está na segunda posição. A chave é liderada pela Itália que ganhou as três partidas que fez e enfrenta neste sábado a já eliminada seleção chinesa, quinta colocada com apenas um ponto. Esse duelo entre as italianas e as atletas comandadas pela técnica Lang Ping está marcado para 9h45 (horário de Brasília).
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Na última rodada do Grupo B, a Turquia terá pela frente a Rússia, na segunda-feira (2), às 2h20. Já a Argentina fecha sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio contra a também desclassificada China, no mesmo dia, às 4h25. O terceiro e último jogo desta chave envolve Estados Unidos e Itália e o confronto acontecerá no domingo (1º), às 23h05.
O JOGO
Com bom aproveitamento nas ações de ataque, a Turquia encaminhou seu triunfo no primeiro set diante da Argentina. Foram seis pontos a mais das turcas neste fundamento (15 a 9), com destaque para as centrais Erdem e Gunes, responsáveis, somadas, por nove, sendo cinco da primeiro e mais quatro da segunda. Adicionando todos os quesitos, as duas foram as maiores pontuadoras da parcial, com seis. A disputa foi equilibrada do início ao fim porque as europeias deram dez pontos em erros contra cinco, mas, no lance decisivo, Erdem colocou no chão em ataque e fez 25 a 23.
Na segunda parcial o diferencial da Turquia foi o bloqueio. As turcas diminuíram o número de pontos em ações de ataque e as argentinas também cresceram neste fundamento, com as comandadas de Guidetti com pequena vantagem (12 a 11). Porém, o paredão da seleção europeia contribuiu com quatro acertos a mais (6 a 2), com relevância novamente das meios de rede, já que a capitã Erdem deu três tocos e Gunes ajudou com dois. A parcial se encerrou em 25 a 20 após erro de ataque da ponteira Paula Nizetich.
Embalada, a Turquia facilitou o terceiro set com excelente desempenho no ataque, com quatro pontos a mais (17 a 13). As turcas também dominaram os demais quesitos, com 3 a 0 em bloqueios e 1 a 0 em aces. Ao contrário das parciais anteriores, quando as centrais brilharam, na decisiva os principais nomes foram duas atacantes de extremidade, a ponteira Baladin, com sete, e a oposta Karakurt, seis. A partida acabou quando Gunes foi para o saque e Erdem bloqueou o ataque de Nizetich: 25 a 18.
OS GRUPOS DE TÓQUIO
Turquia e Argentina integram o Grupo B dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que é composto também por Itália, China, Rússia e Estados Unidos. Já o Grupo A é encabeçado por Japão, Brasil, Sérvia, Coreia do Sul, República Dominicana e Quênia. Na primeira fase da competição, as equipes se enfrentaram dentro das próprias chaves. Avançam às quartas de final as quatro melhores de cada lado.
GOLDEN SET #107 – EGONU, ESTÁ NAS SUAS MÃOS!
O BRASIL EM TÓQUIO #7 – COM WILLIAM CARVALHO E GURJA