Canadá vence a primeira e tira invencibilidade do Irã em Tóquio
Com destaque para os ponteiros Nicholas Hoag e John Perrin com, respectivamente, 15 e 16 pontos, a seleção canadense aplicou 3 sets a 0 em cima dos iranianos, parciais de 25/16, 25/20 e 25/22
Ação ofensiva de Perrin na pipe (FIVB/Divulgação)
Irã e Canadá iniciaram a terceira rodada do naipe masculino do vôlei de quadra dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O primeiro vinha de duas vitórias e o favoritismo enquanto que o segundo carregava dois resultados negativos. Apesar desse contexto, o jogo apresentou um cenário totalmente favorável aos canadenses. Com destaque para os ponteiros Nicholas Hoag e John Perrin com, respectivamente, 15 e 16 pontos, a seleção da América do Norte aplicou 3 sets a 0 em cima dos iranianos, parciais de 25/16, 25/20 e 25/22.
Além dos pontas, o oposto Ryan Sclater também alcançou dois dígitos na pontuação pelo lado do Canadá, com 11 acertos. Do lado do Irã, o ponteiro Milad Ebadipour deixou a quadra com 12 e o oposto Amir Ghafour marcou 13. Individualmente, o atleta que mais colocou bolas no chão em ações de ataque foi Perrin (14). Já em bloqueios o líder foi o central canadense Lucas Van Berkel (4). Por fim, no número de aces, o primeiro colocado foi Ebadipour, com cinco pontos diretos.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
O Canadá foi superior com sete pontos a mais ofensivamente (40 a 33) e cinco no bloqueio (10 a 5). Em aces, o Irã levou vantagem (6 a 4). Mas os iranianos também erram mais e deram 21 pontos de graça aos canadenses, que só cederam 14. As duas seleções figuram no Grupo A dos Jogos de Tóquio e os time asiático fica com cinco pontos e, por hora, na vice-liderança. Já o time da América do Norte sobe aos quatro pontos e ocupa o quarto lugar. O próximo rival do Canadá será a Venezuela na quinta-feira (29), às 21 horas (horário de Brasília). Já o Irã pega a Itália na sexta-feira (31), às 7h40.
O JOGO
No primeiro set pudermos acompanhar um Canadá bem superior ao Irã nas ações de ataque. O capitão Perrin, com seis acertos atacando, e Hoag, com três, foram os nomes do time canadense, que marcou sete pontos a mais neste fundamento (13 a 6). O Irã encontrou dificuldades para colocar a bola no chão por causa do bom volume defensivo dos comandados do técnico Glenn Hoag, que lideraram em defesa por 15 a 8. Com ampla vantagem no marcador, o central Graham Vigrass foi acionado pelo meio e pontuou: 25 a 16.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Na fase seguinte o duelo ficou mais equilibrado, com o Irã melhorando ofensivamente, ficando apenas um ponto atrás (14 a 13). Com dois aces para cada lado e cinco pontos em erros para o adversário, o diferencial para a vitória canadense foi o bloqueio, com quatro acertos em tocos contra nenhum sofrido. Hoag e Vigrass, com um, e Perrin, dois, foram os jogadores do Canadá que marcaram com o paredão. Com o placar em 24 a 20, o oposto Sclater foi acionado após saque do levantador Saeid Marouf e colocou no chão em ataque: 25 a 20.
Apesar de 2 a 0 contra, o Irã seguiu crescendo nos fundamentos, porém, aumentou seu número de erros, o que pesou para o revés no set e no jogo. O time comandado pelo técnico russo Vladimir Alekno apresentou dados melhores em ações de ataque (14 a 13) e aces (2 a 1). Além disso, ficou em igualdade em bloqueios (3 a 3). Desta forma, o que originou o triunfo do Canadá foi ter dado apenas três pontos em erros aos iranianos que, por outro lado, ofereceu de graça oito bolas em falhas. A conclusão da partida se deu após um erro de saque do central Mohammad Seyed: 25 a 22.
Golden Set #100 – Esquenta para Brasil x Rússia
Brasil em Tóquio #4 – Com William Carvalho e Gurja