f

Get in on this viral marvel and start spreading that buzz! Buzzy was made for all up and coming modern publishers & magazines!

Fb. In. Tw. Be.

Em disputa parelha, Argentina supera França e conquista primeira vitória

Facundo Conte chamou a responsabilidade no tie-break e conduziu os argentinos ao primeiro triunfo em Tóquio. Ele foi decisivo nos 3 sets a 2, parciais de 23/25, 25/17, 25/20, 15/25 e 15/13

Conte Argentina ganha da França Tóquio

Conte foi determinante no quinto set (FIVB/Divulgação)

 

Facundo Conte chamou a responsabilidade no tie-break e conduziu a Argentina ao seu primeiro triunfo nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Após uma disputa parelha, com pouco mais de 2 horas de duração, os argentinos anotaram 3 sets a 2 na França, parciais de 23/25, 25/17, 25/20, 15/25 e 15/13. Na etapa definitiva da partida, o camisa 7 foi a bola de segurança do levantador Luciano De Cecco e colocou cinco bolas no chão. Ao todo, ele fez 16, dois a menos que o companheiro e oposto Bruno Lima (18) e oito em comparação com o maior pontuador, o francês Trevor Clevenot (24).

 

 

Com o resultado, as duas seleções estão com campanhas semelhantes: duas derrotas e uma vitória. O placar favorável foi fundamental para as pretensões da Argentina em Tóquio. No duelo com excelente volume de jogo dos dois lados, com 55 defesas, 30 a 25 para os sul-americanos, o vitorioso foi aquele que deu menos pontos em erros e os argentinos foram melhores nesse aspecto, já que ganharam 30 dos franceses e só deram 23. O time europeu pontuou mais em ações de ataque (62 a 57) e bloqueio (13 a 10). Já os sul-americanos sacaram melhor, com 6 a 2 em aces.

 

+ Acompanhe o Saque Viagem no YoutubeInstagram e Facebook

 

No âmbito individual, Clevenot acabou no topo em acertos ofensivos, com 20 bolas no chão. Em bloqueios, o destaque foi o oposto Jean Patry, que fez quatro de seus 22 com o paredão. Por fim, em aces, o nome do jogo foi Bruno Lima, com três pontos diretos de saque. No fundamento que não gera pontos, o líbero Santiago Danini terminou com seis defesas, uma a menos que o ponteiro Earvin Ngapeth. Com três pontos, a Argentina ocupa a quinta posição do Grupo B. Já a França está em quarto lugar, com quatro. As duas seleções já fizeram três partidas.

 

+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei

 

A Argentina estreou contra a Rússia e perdeu por 3 sets a 1. Em seguida, os comandados do técnico Marcelo Mendez fizeram jogo duro e só perderam para o Brasil na quinta parcial. Do outro lado, a França tomou 3 a 0 dos Estados Unidos na abertura e devolveu o placar na segunda rodada, quando bateu a Tunísia. No quarto compromisso, os sul-americanos duelam com a Tunísia, na sexta-feira (30), às 4h25 (horário de Brasília). Já os franceses terão pela frente, no mesmo dia, a Rússia, às 9h45h.


O JOGO

O volume ofensivo foi o diferencial para a vitória da França no primeiro set. Foram quatro pontos a mais atacando (13 a 9), destaque para Patry e Clevenot, ambos com quatro acertos atacando, sendo o primeiro com sete e o segundo com seis no geral da parcial. Os franceses igualmente levaram a melhor em bloqueios (4 a 2), com três deles de Patry. Com 24 a 23 no marcador para os europeus, Conte foi para o saque e Patry explorou o bloqueio do ponteiro Cristian Poglajen, dando números finais: 25 a 23.

 

Mesmo com o resultado adverso no set anterior, a Argentina não se abalou e melhorou no jogo. A evolução foi clara no sistema ofensivo e na consistência. Foram três acertos de diferença nas ações de ataque (16 a 13), com Bruno Lima fazendo a diferença no fundamento, com cinco bolas no chão, todas desta forma. Ngapeth, pelo lado francês, ficou igual na pontuação. Porém, o que mais pesou foi o número de erros, com os argentinos falhando somente duas vezes contra oito. Bruno Lima recebeu e explodiu seu ataque no paredão de Clevenot para fechar em 25 a 17.

 

Com 1 a 1, a França foi para o terceiro set com objetivo de errar menos que o rival e conseguiu (7 a 5). No entanto, a Argentina foi levemente superior nos três fundamentos que pontuam e virou a partida. Foram dois pontos de vantagem atacando (14 a 12) e sacando (2 a 0) e três bloqueando (4 a 1). Poglajen anotou seis pontos e foi o destaque da parcial. Ele, inclusive, fechou a série em ataque sem defesa para Clevenot: 25 a 20. Mas a França reagiu e forçou o quinto set com domínio absoluto do quarto, com Clevenot marcando sete pontos nos 25 a 15.

 

O embate foi para o set decisivo em aberto até Conte assumir a responsabilidade com cinco pontos dos 15 da Argentina e quatro em ataques dois oito do time. No setor ofensivo, os franceses foram melhores (10 a 8), mas perderam por um em bloqueios (2 a 1) e erraram três vezes a mais (5 a 2), o que acabou sendo determinante para o triunfo argentino. Com 14 a 13 no placar, De Cecco recebeu o passe nas mãos e acionou com precisão a pipe para Conte executar com potência e direção, finalizando o duelo em 15 a 13.

 

Argentina comemora vitória França Tóquio

Festa da Argentina em Tóquio (FIVB/Divulgação)

 

GOLDEN SET #100 – ESQUENTA PARA BRASIL X RÚSSIA

 

BRASIL EM TÓQUIO #4 – COM WILLIAM CARVALHO E GURJA

 

MVPF #98 NA ÍNTEGRA – TUDO SOBRE BRASIL X R. DOMINICANA

Rafael Zito é jornalista formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FMU. Acumula passagens pelas redações do Olimpíada Todo Dia, Terra, Federação Paulista de Futebol e, há mais de dez anos, cobre voleibol de quadra.

You don't have permission to register