Em disputa parelha, Argentina supera França e conquista primeira vitória
Facundo Conte chamou a responsabilidade no tie-break e conduziu os argentinos ao primeiro triunfo em Tóquio. Ele foi decisivo nos 3 sets a 2, parciais de 23/25, 25/17, 25/20, 15/25 e 15/13
Conte foi determinante no quinto set (FIVB/Divulgação)
Facundo Conte chamou a responsabilidade no tie-break e conduziu a Argentina ao seu primeiro triunfo nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Após uma disputa parelha, com pouco mais de 2 horas de duração, os argentinos anotaram 3 sets a 2 na França, parciais de 23/25, 25/17, 25/20, 15/25 e 15/13. Na etapa definitiva da partida, o camisa 7 foi a bola de segurança do levantador Luciano De Cecco e colocou cinco bolas no chão. Ao todo, ele fez 16, dois a menos que o companheiro e oposto Bruno Lima (18) e oito em comparação com o maior pontuador, o francês Trevor Clevenot (24).
Com o resultado, as duas seleções estão com campanhas semelhantes: duas derrotas e uma vitória. O placar favorável foi fundamental para as pretensões da Argentina em Tóquio. No duelo com excelente volume de jogo dos dois lados, com 55 defesas, 30 a 25 para os sul-americanos, o vitorioso foi aquele que deu menos pontos em erros e os argentinos foram melhores nesse aspecto, já que ganharam 30 dos franceses e só deram 23. O time europeu pontuou mais em ações de ataque (62 a 57) e bloqueio (13 a 10). Já os sul-americanos sacaram melhor, com 6 a 2 em aces.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
No âmbito individual, Clevenot acabou no topo em acertos ofensivos, com 20 bolas no chão. Em bloqueios, o destaque foi o oposto Jean Patry, que fez quatro de seus 22 com o paredão. Por fim, em aces, o nome do jogo foi Bruno Lima, com três pontos diretos de saque. No fundamento que não gera pontos, o líbero Santiago Danini terminou com seis defesas, uma a menos que o ponteiro Earvin Ngapeth. Com três pontos, a Argentina ocupa a quinta posição do Grupo B. Já a França está em quarto lugar, com quatro. As duas seleções já fizeram três partidas.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
A Argentina estreou contra a Rússia e perdeu por 3 sets a 1. Em seguida, os comandados do técnico Marcelo Mendez fizeram jogo duro e só perderam para o Brasil na quinta parcial. Do outro lado, a França tomou 3 a 0 dos Estados Unidos na abertura e devolveu o placar na segunda rodada, quando bateu a Tunísia. No quarto compromisso, os sul-americanos duelam com a Tunísia, na sexta-feira (30), às 4h25 (horário de Brasília). Já os franceses terão pela frente, no mesmo dia, a Rússia, às 9h45h.
O JOGO
O volume ofensivo foi o diferencial para a vitória da França no primeiro set. Foram quatro pontos a mais atacando (13 a 9), destaque para Patry e Clevenot, ambos com quatro acertos atacando, sendo o primeiro com sete e o segundo com seis no geral da parcial. Os franceses igualmente levaram a melhor em bloqueios (4 a 2), com três deles de Patry. Com 24 a 23 no marcador para os europeus, Conte foi para o saque e Patry explorou o bloqueio do ponteiro Cristian Poglajen, dando números finais: 25 a 23.
Mesmo com o resultado adverso no set anterior, a Argentina não se abalou e melhorou no jogo. A evolução foi clara no sistema ofensivo e na consistência. Foram três acertos de diferença nas ações de ataque (16 a 13), com Bruno Lima fazendo a diferença no fundamento, com cinco bolas no chão, todas desta forma. Ngapeth, pelo lado francês, ficou igual na pontuação. Porém, o que mais pesou foi o número de erros, com os argentinos falhando somente duas vezes contra oito. Bruno Lima recebeu e explodiu seu ataque no paredão de Clevenot para fechar em 25 a 17.
Com 1 a 1, a França foi para o terceiro set com objetivo de errar menos que o rival e conseguiu (7 a 5). No entanto, a Argentina foi levemente superior nos três fundamentos que pontuam e virou a partida. Foram dois pontos de vantagem atacando (14 a 12) e sacando (2 a 0) e três bloqueando (4 a 1). Poglajen anotou seis pontos e foi o destaque da parcial. Ele, inclusive, fechou a série em ataque sem defesa para Clevenot: 25 a 20. Mas a França reagiu e forçou o quinto set com domínio absoluto do quarto, com Clevenot marcando sete pontos nos 25 a 15.
O embate foi para o set decisivo em aberto até Conte assumir a responsabilidade com cinco pontos dos 15 da Argentina e quatro em ataques dois oito do time. No setor ofensivo, os franceses foram melhores (10 a 8), mas perderam por um em bloqueios (2 a 1) e erraram três vezes a mais (5 a 2), o que acabou sendo determinante para o triunfo argentino. Com 14 a 13 no placar, De Cecco recebeu o passe nas mãos e acionou com precisão a pipe para Conte executar com potência e direção, finalizando o duelo em 15 a 13.
GOLDEN SET #100 – ESQUENTA PARA BRASIL X RÚSSIA
BRASIL EM TÓQUIO #4 – COM WILLIAM CARVALHO E GURJA