Coreia do Sul derruba favoritismo da Turquia e vai à semifinal
Com direito a 28 pontos de Kim, sul-coreanas fizeram 3 sets 0 na Arena Ariake
Sul-coreanas enfrentam Brasil ou Rússia nas semifinais (Divulgação/FIVB)
Para quem perigava enfrentar a Sérvia nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio, ter a Coreia do Sul pela frente parecia ser o melhor presente possível que a seleção de Giovanni Guidetti poderia ter recebido no ciclo. Era tão saboroso como um doce na boca de uma criança, prontinho para ser degustado. Mas azedou geral.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
Mas a Turquia não soube tirar proveito do cruzamento mais fácil que lhe caiu no colo. Diante de uma equipe que brigou por cada bola, e que teve seu maior símbolo, Yeon Koung Kim, liderando o grupo, as favoritas do confronto sucumbiram. Na hora da decisão, o braço pesou. Não o da camisa 10 da Coreia do Sul, que ajudou a equipe a marcar 3 sets a 2, parciais de 17/25, 25/17, 28/26, 18/25 e 15/13.
De volta a uma semifinal olímpica depois de nove anos, a Coreia do Sul aguarda agora o vencedor de Brasil e Rússia para conhecer o adversário da semifinal. A Turquia, que tinha tudo para chegar mais longe na edição japonesa, volta para Istambul (TUR) com o gosto amargo da frustração.
O JOGO
Favorita à classificação, a Turquia pressionou a Coreia do Sul no saque no primeiro set. E deu muito certo. Com problemas na recepção, a equipe asiática deixou o placar escapar. As turcas se aproveitaram da boa estratégia para fechar em 25 a 17.
Turquia era a favorita a uma vaga na semifinal (Divulgação/FIVB)
Depois de sofrerem tanto com o saque, as sul-coreanas usaram o mesmo expediente no segundo set. Aí foi a vez das turcas espirrarem na recepção. No ataque, a equipe de Stefano Lavarini também foi melhor para empatar a disputa em 25 a 17.
A Coreia do Sul entrou de vez no jogo e passou a comandar a disputa no terceiro set. Kim assumiu cada vez mais seu papel de líder e comandou o grupo. Mas as turcas deixaram a parcial tensa após uma reação no final. As asiáticas, porém, mantiveram a cabeça no lugar para virar o jogo para 2 a 1.
A Turquia não se abalou com a virada. Muito pelo contrário. Precisando do resultado para provocar o tie-break, a equipe de Giovanni Guidetti cresceu os braços no bloqueio e parou uma penca de ataques das adversárias. A entrada da ponteira Tugba Senoglu também deu um novo ritmo ao setor ofensivo da Turquia, que fechou a parcial em 25 a 18.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
A vitória encheu as europeias de confiança para o set de desempate. Com os ataques de Senoglu e Meryem Boz, as turcas abriram 6 a 3. Como em um resumo do que foi todo o jogo, a Coreia foi buscar a diferença. A partir daí, o tie-break ficou emocionante, com as duas equipes com chances de fechar o jogo. Isso até Kim colocar a equipe sobre os ombros e conduzi-la à vitória em 15 a 13.
A camisa 10 da Coreia brilhou e anotou nada menos do que 28 pontos. Do lado vermelho, Boz fez 24.
Golden Set #116 – Vai ter semi entre Brasil e Rússia
Brasil em Tóquio #11 – Com William Carvalho e Gurja