Cruzeiro quebra sequência vitoriosa do Blumenau e amplia liderança
O ponteiro argentino Facundo Conte foi o maior pontuador do jogo, com 16 pontos, e o central Otávio eleito o melhor em quadra
O Sada Cruzeiro lidera a Superliga com 48 pontos (Raphael Guilherme Moser/APAN)
O Apan/Eleva/Blumenau não foi capaz de aumentar sua sequência de vitórias na Superliga 2020/21 ao ser superado pelo embalado Sada Cruzeiro nesta quinta-feira (4). A equipe catarinense, que vinha de três triunfos consecutivos, não resistiu ao poderio do líder da competição e perdeu, em casa, no ginásio Sebastião Cruz, por 3 sets a 0, parciais de 25/19, 25/22 e 25/20, em 1h21min. O ponteiro argentino Facundo Conte, atleta do clube celeste, foi o maior pontuador do time e do jogo, válido pela sexta rodada do segundo turno, com 16 pontos. No primeiro encontro entre ambos no campeonato, em Contagem (MG), o time comandado pelo técnico Marcelo Mendez também ganhou em séries diretas.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
Facundo Conte marcou 14 pontos em ações ofensivas, um ace e mais um bloqueio. Além dele, o ponteiro cubano Miguel Lopéz anotou 13 acertos, sendo dez em ataques ou contra-ataques, um de bloqueio e dois em aces. E o central Otávio também foi destaque do Cruzeiro no jogo, com 11 bolas no chão, sete em movimentos de ataque e quatro com o paredão. O camisa 4 também foi eleito o melhor em quadra, com 37,7% dos votos, e recebeu o Troféu VivaVôlei. Do lado do Blumenau, o maior pontuador foi o oposto Franco, com 12 pontos, 11 ofensivamente e um de bloqueio.
Com o resultado positivo, o Cruzeiro chega aos 48 pontos em 17 partidas, 16 vitórias e uma derrota, e amplia sua vantagem na liderança em relação ao EMS Taubaté Funvic, segundo colocado, com 39, em 15 jogos. Já o Blumenau permanece com 22 pontos em 17 confrontos e, por enquanto, ainda na sexta posição. Porém, o time catarinense corre o risco de ser superado na tabela da Superliga pelo Montes Claros América, sétimo lugar, com 20, e que recebe o Caramuru Vôlei, neste sábado (6), às 16 horas, e pelo Vôlei UM Itapetininga, oitavo, também com 20, que encara, em casa, o Taubaté, nesta sexta-feira (5), às 17 horas.
+ FINALISTAS DA COPA BRASIL 2021 SERÃO DEFINIDOS NESTA SEXTA-FEIRA
Antes de ser derrotado pelo Cruzeiro, o Blumenau havia vencido, na ordem, Itapetininga, Vedacit Guarulhos e Sesi-SP, sendo o primeiro por 3 sets a 1 e os outros dois em parciais diretas. Na próxima rodada da Superliga, a sétima do returno, o time comandado pelo técnico André Donegá recebe o Caramuru Vôlei, na quinta-feira (11), às 19 horas. Já o Cruzeiro volta suas atenções à fase final da Copa Brasil 2021, em Saquarema (RJ). Os cruzeirenses brigam por uma vaga na decisão do torneio no mesmo dia, às 21h30, diante do Fiat/Minas. A final será na sexta-feira (12), no mesmo horário.
Resumo do jogo:
No primeiro set, a partida ficou equilibrada até o momento em que o placar apontava 12 a 12. Daí em diante, o Cruzeiro não perdeu mais a liderança e começou a abrir vantagem. O ponto decisivo foi do central Otávio foi acionado pelo levantador Cachopa e colocou no chão em ataque pelo meio: 25 a 19. Na segunda parcial, o placar estava empatado em 15 a 15 quando o Blumenau abriu dois de diferença: 17 a 15. O técnico Marcelo Mendez pediu tempo e os visitantes viraram em um ponto de bloqueio do oposto Alan: 19 a 18.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
O Blumenau retomou a dianteira no segundo set com bloqueio do central Deivid: 21 a 20. Mas, com um ace de López, o Cruzeiro recuperou a liderança e não perdeu mais: 22 a 21. E, com um ataque de Conte, a equipe visitante fechou por 25 a 22. Na terceira parcial, o time da casa começou melhor e ficou à frente até o 9 a 8. Daí a diante, o clube celeste empatou, virou e controlou o marcador. Com ataque de Isac pelo meio, os comandados de Marcelo Mendez fizeram 17 a 13. Em mais um jogada ofensiva, Conte fez 24 a 19 e, após erro de saque dos mandantes, a partida acabou: 25 a 20.