Wallace e Goncharova utilizam a camisa 8 de suas seleções (Divulgação/FIVB)
A Federação Internacional de Voleibol (FIVB), por intermédio da Volleyball World, lançou nesta segunda-feira (21) a primeira campanha mundial “Camisas da Igualdade“. Trata-se de uma edição especial de uniformes de jogo a serem utilizados pelos jogadores nas decisões da Liga das Nações (VNL) de 2021, que acontecerão nos dias 25 de junho, no naipe feminino, e 27, no masculino, ambas em Rimini (ITA). O atleta da seleção escolhido como embaixador foi o oposto Wallace, campeão olímpico nos Jogos Olímpicos do Rio, que fará dupla com a russa Natalia Goncharova.
“A Volleyball World tem o orgulho de ser uma das principais defensoras da promoção da igualdade de gênero no esporte. Igualdade de gênero e inclusão estão no DNA do vôlei e sempre nos recusaremos a aceitar o status quo”, disse Finn Taylor, CEO da Volleyball World. “O vôlei é um esporte onde, em nível internacional, mulheres e homens competem em igualdade de condições, com igualdade de oportunidades, remuneração e atenção”, completou o dirigente da entidade comercial do vôlei no mundo.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Taylor salientou que a campanha tem como objetivo mostrar a universalidade do vôlei. “O voleibol reúne as pessoas ao redor do mundo, assim como jogadores e fãs que torcem por todos, defendendo a igualdade, diversidade e inclusão como uma força ilimitada. Precisamos fazer sempre mais para liderar essa questão, mostrando a cultura de inclusão e igualdade de nosso esporte de formas inovadoras, para incentivar uma maior ação em todo o mundo esportivo.”
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
Nas camisas estarão estampadas o nome de um atleta e de outro do sexo oposto. Os jogadores do sexo masculino e feminino que compartilham o mesmo número de uniforme usarão os nomes uns dos outros. O time que faz parte da campanha “Camisa da Igualdade” é composto por Lauren Carlini (Estados Unidos) e Facundo Conte (Argentina), que compartilham o número 7, Natalia Goncharova (Rússia) e Wallace (Brasil), o 8, e Eda Erdem (Turquia) e Nimir Abdel-Aziz (Holanda), o 14.


