f

Get in on this viral marvel and start spreading that buzz! Buzzy was made for all up and coming modern publishers & magazines!

Fb. In. Tw. Be.

Classificado, Lucarelli analisa campanha do Trentino na Champions

O ponteiro, campeão olímpico na Rio-2016, disputa sua primeira temporada na Itália e pela primeira vez joga a principal competição da Europa

Lucarelli Champions League Vôlei Masculino

Lucarelli está com média de 9,5 pontos por jogo na Champions (CEV/Divulgação)

 

Por: Rafael Zito

 

O ponteiro Lucarelli, campeão olímpico nos Jogos Rio-2016 e atleta do Itas Trentino, da Itália, concedeu entrevista ao Saque Viagem na quinta-feira (11), dia seguinte ao último jogo pela fase de grupos da CEV Champions League 2020/21. Após as seis partidas desta etapa da principal competição da Europa, o time do brasileiro está classificado às quartas de final e fechou sua participação invicto, com 17 pontos, e na liderança do Grupo E. Ele e seus companheiros viajaram de volta à Trento pouco depois da vitória contra o ČEZ Karlovarsko, da República Tcheca, e receberam três dias de folga.

 

+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei

 

“O jogo acabou e já fomos para o hotel. Tomamos banho, jantamos e já pegamos a estrada de novo. De onde estávamos, na Alemanha, até Trento dá umas 5 horas de viagem, portanto, 1h30 da manhã já estávamos em Trento. Essa fase de grupos foi muito boa. A gente fez as três vitórias aqui em Trento na primeira rodada, quando ainda estávamos sem os dois levantadores (Simone Giannelli e Lorenzo Sperotto, impossibilitados de jogar por estarem com coronavírus), então a gente jogou com o Nimir (Abdel-Aziz, oposto) de levantador e conseguimos as três vitórias”, recordou Lucarelli.

 

+ Acompanhe o Saque Viagem no YoutubeInstagram e Facebook

 

“Nessa etapa da Alemanha, a própria equipe alemã, que era sede, não pode jogar por causa dos casos de Covid-19, por isso, a gente só jogou contra o time russo e tcheco. Saímos de lá com duas vitórias e nos classificamos em primeiro do grupo. E era importante estar entre os quatro melhores primeiros, pois agora serão eles de um lado no sorteio e o quinto melhor primeiro junto com os três melhores segundos colocados do outro lado. Todos os times são fortes, mas, o objetivo que tínhamos era evitar os times que terminaram em primeiro”, acrescentou o campeão olímpico.

 

Trajetória com dez vitórias
Lucarelli Champions League Vôlei masculino Trentino

O ponteiro campeão olímpico está com 86 pontos na principal competição europeia (CEV/Divulgação)

 

Sem a vaga direta à fase de grupos, quarta rodada da Champions League, o Trentino precisou disputar duas etapas preliminares e, ao todo, já entrou em quadra dez vezes pelo torneio e ainda não foi derrotado. A campanha começou em setembro de 2020, dia 29, quando a equipe de Lucarelli derrotou, em Trento, o IBB Polonia London, da Inglaterra, por 3 sets a 0. Dois dias depois, triunfo novamente em seu ginásio, mas, desta vez, contra o Vojvodina Novi Sad, da Sérvia, igualmente em parciais diretas.

 

+ EQUIPE DE WALLACE VENCE NA LIGA TURCA COM BRILHO DE LEOZINHO

 

Na segunda rodada foram mais dois resultados favoráveis. Com os jogos sediados em Amriswil, na Suíça, o Trentino bateu o Dínamo Moscou, da Rússia, por 3 a 0, no dia 28 de outubro. No dia seguinte, Lucarelli e seus companheiros ganharam do time da casa, o Lindaren Volley Amriswil, também em sets diretos. “Jogar sempre ajuda no entrosamento e, para a nossa sorte, a primeira etapa foi em Trento, então, a gente não teve que viajar e isso já diminui o desgaste. E a segunda foi também em uma cidade que conseguimos ir de ônibus, pois era uma viagem de 4h de duração”, analisou Lucarelli.

 

+ TRIO DE BRASILEIRAS DO RADOM AVANÇA À SEMIFINAL DA TAÇA DA POLÔNIA

 

“O fato de precisar pegar aeroporto cansa bem mais que uma viagem inteira de ônibus. Na segunda rodada, nós jogamos contra a equipe de Moscou (Dínamo), que era um adversário forte e hoje lidera o Campeonato Russo com jogos a menos. O jogo contra o Dínamo Moscou era muito difícil, já que vínhamos de um momento não muito bom e tínhamos acabado de sofrer uma derrota para Monza (pela Liga Italiana), quando atuamos muito mal. Era um momento complicado para a nossa equipe. e conseguimos dar a volta por cima. Essa partida foi uma grande reviravolta para o nosso time. A partir dali, a gente começou a entrar em um ritmo de jogo mais forte”, completou o jogador.

 

Confiança na adversidade
Lucarelli Trentino Vôlei Masculino Champions League

Lucarelli é o quarto maior pontuador da Champions League (CEV/Divulgação)

 

Na fase de grupos, a estreia do Trentino foi bastante complicada. Mesmo atuando em seu ginásio, a equipe de Lucarelli saiu perdendo de 2 a 0 para o Lokomotiv Novosibirsk, mas conseguiu a virada: 3 a 2. Segundo o atleta, essa vitória fortaleceu o time. “Sim. Aquele foi o primeiro ou segundo jogo com o Nimir levantando. Eu não sei há quantos anos ele não levantava, por isso, para ele também foi difícil se readaptar. Acho que a gente fez só um treino com ele levantando, então ficou tudo muito diferente, já que ele é uma grande referência para a gente no ataque”, disse o brasileiro.

 

+ FASE DECISIVA DA COPA BRASIL COMEÇA NESTA QUINTA COM AS SEMIFINAIS

 

“Isso acabou modificando bastante nosso sistema de jogo. Nos primeiro sets, nós sofremos bastante para nos encontrar, mas aos poucos, durante o jogo, passamos a jogar melhor e com mais consistência. E, com certeza, essa vitória nos deu muita força para as outras duas partidas, que conseguimos jogar com mais tranquilidade, mesmo com apenas um dia de jogo, mas já com mais entrosamento. Esse resultado foi bem importante tanto para a nossa classificação quanto para a nossa moral, pois ganhar um jogo de Champions sem levantador nos trouxe bastante confiança”, afirmou Lucarelli.

 

+ RAPHA RESSALTA IMPORTÂNCIA DO TAUBATÉ ESTAR COMPLETO NA COPA BRASIL

 

Nos dois jogos seguintes, ainda em Trento, êxitos por 3 a 1 contra VK ČEZ Karlovarsko, da República Tcheca, e 3 a 0 diante do VfB Friedrichshafen, da Alemanha. Na sequência final da etapa das chaves, com duelos sediados em Friedrichshafen, na Alemanha, triunfos contra o time russo, em sets diretos, e contra a equipe tcheca, em quatro parciais. A sexta vitória do Trentino foi garantida sem precisa entrar em quadra, já que o adversário alemão, donos da casa, não puderam atuar por restrições devido à pandemia do coronavírus.

 

Dados de Lucarelli na Champions
Lucarelli Champions League Vôlei Masculino Trentino

O Trentino, de Lucarelli, se classificou em primeiro lugar no Grupo E da Champions League (CEV/Divulgação)

 

Antes do começo das quartas de final da Champions League, o maior pontuador da competição é o oposto holandês Nimir Abdel-Aziz, companheiro de Lucarelli no Trentino, com 115 pontos. O ponteiro brasileiro aparece na quarta colocação, com 86 acertos. E o campeão olímpico na Rio-2016 ocupa a mesma posição entre os melhores atacantes, com 71 bolas no chão. No fundamento recepção, o jogador está em 20º, com 28,24% de eficiência e, até o momento, apresenta uma média de 9,5 pontos por partida no torneio.

 

No sorteio das quartas de final da Champions League, o Trentino, primeiro colocado do Grupo E, terá pela frente o Berlin Volleys, da Alemanha, que se garantiu na etapa eliminatória como um dos três melhores segundos colocados, com a vice-liderança do Grupo C. Esse confronto marcará o encontro entre dois brasileiros campeões olímpicos nos Jogos Rio-2016, com Lucarelli do lado italiano e o central Éder Carbonera na equipe alemã, que ainda conta em seu elenco com mais dois atletas do país: o oposto Davy Moraes e o meio de rede Renan Michelucci.

 

Os dois embates estão agendados para os dias 23 e 25 de fevereiro. O primeiro duelo acontecerá em Berlim, na Alemanha, e a volta será em Trento, na Itália. Em sua história, o Trentino soma três conquistas da Champions League e foram títulos consecutivos, nas temporadas 2008/09, 2009/10 e 2010/11. O clube italiano ainda tem uma medalha de bronze em 2011/12 e uma prata em 2015/16.

Rafael Zito é jornalista formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FMU. Acumula passagens pelas redações do Olimpíada Todo Dia, Terra, Federação Paulista de Futebol e, há mais de dez anos, cobre voleibol de quadra.

You don't have permission to register