Com set de 39 a 37, Brasil passa pela França e aguarda rival das quartas
Seleção masculina do Brasil fechou fase classificatória com quatro vitórias em cinco jogos
Brasil deve passar em segundo para o mata-mata (Divulgação/FIVB)
Quando o Brasil pisou na Arena Ariake, neste sábado (1º), para fazer seu último jogo na fase de classificação dos Jogos Olímpicos de Tóquio, sabia que uma vitória sobre a França o levaria às quartas de final com a segunda melhor campanha do Grupo B. Isso significava sair do caminho, por exemplo, da Polônia. Nada mal para quem mira o tetracampeonato.
E foi o que aconteceu. Em uma disputa das mais complicadas com os franceses, a seleção de Renan Dal Zotto marcou 3 sets a 2, parciais de 25/22, 37/39, 25/17, 21/25 e 20/18, e fechou a participação na primeira etapa com quatro vitórias em cinco jogos realizados. Se não pintar uma zebra entre Rússia e Tunísia, o Brasil chega ao mata-mata na vice-liderança da chave. Já os Bleus, em quarto lugar, fazem o clássico caseiro com os poloneses na próxima fase.
+ Acompanhe o Saque Viagem no Youtube, Instagram e Facebook
O JOGO
Há cinco anos, no Maracanãzinho, Brasil e França se encontraram na mesma situação: última rodada da fase classificatória dos Jogos Olímpicos. Na ocasião, porém, o clima era de pura tensão, com as duas equipes brigando pela última vaga para o mata-mata. Desta vez, a seleção já estava classificada.
Brasil precisa esperar término da rodada para conhecer adversário das quartas (Divulgação/FIVB)
Classificada e disposta a entrar nas quartas com uma vitória sobre os franceses. Por isso, a seleção de Renan começou o jogo se impondo sobre Earvin Ngapeth e companhia. Porém, depois de um bom primeiro set, em que saiu vitorioso, o time nacional viu os adversários crescerem em um set que só terminou no 39º ponto.
A bela vitória poderia dar ainda mais confiança aos comandados de Laurent Tillie. Não foi o que aconteceu. A seleção manteve a cabeça erguida com o set perdido e foi para cima dos oponentes. Depois de uma parcial tão tensa, a terceira delas nem parecia fazer parte da mesma partida. Das mais tranquilas, foi vencida por 25 a 17.
+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei
Os brasileiros caminhavam a passos largos para o 3 a 1 quando os franceses, de ponto em ponto, assumiram as rédeas do quarto set em busca do tie-break. A virada de bola do Brasil não aconteceu com a mesma eficiência. Diferentemente dos Bleus, que rodaram bola atrás de bola até a chegada do set de desempate.
A história se repetiu na quinta parcial. A equipe verde-amarela abriu melhor, dando a pinta de que fecharia a primeira fase dos Jogos com vitória. Mas a definição dos ataques não foi mais a mesma. Liderados por Ngapeth, em estado de graça, os europeus passaram a ditar o ritmo do set. Mas, no último trecho, a seleção recuperou a liderança e fechou em 20 a 18.
O oposto Wallace foi o maior pontuador do Brasil, com 23 pontos. Do outro lado, Ngapeth computou 29.
Golden Set #110 – Vai ter definição das quartas de final
Brasil em Tóquio #8 – Fofão é nossa convidada especial