f

Get in on this viral marvel and start spreading that buzz! Buzzy was made for all up and coming modern publishers & magazines!

Fb. In. Tw. Be.

Turquia vence em cinco sets e empurra a Rússia para o Brasil

A partida não foi nada fácil e a vitória só foi conquistada no desempate, parciais de 21/25, 25/23, 25/23, 15/25 e 15/10. A maior pontuadora da partida foi a oposta turca Boz, com 22 bolas no chão

Turquia vence Rússia Tóquio

Festa da Turquia na Arena Ariake (Divulgação/FIVB)

 

A Turquia levou a melhor diante da Rússia no confronto direto por posições no Grupo B dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A partida não foi nada fácil e a vitória só foi conquistada no desempate, parciais de 21/25, 25/23, 25/23, 15/25 e 15/10. Com o triunfo, as turcas sobem da quarta para a terceira posição e de sete para nove pontos. Já as russas caem do segundo para o quarto lugar, com os mesmo nove, mas atrás da equipe dirigida pelo técnico Giovanni Guidetti nos sets average. O resultado coloca, provavelmente, as atletas dirigidas por Sergio Busato no caminho do Brasil nas quartas de final.

 

 

+ Acompanhe o Saque Viagem no YoutubeInstagram e Facebook

 

Com 22 pontos, a oposta Meryem Boz foi a jogadora que marcou mais pontos na partida. Ela foi também a atleta que mais colocou bolas no chão em ações ofensivas, com 20. Em bloqueios, o nome do jogo foi a central Zehra Gunes, que teve sete acertos com seu paredão. No saque, a mais relevante foi a ponteira Arina Fedorovtseva: seis aces. Já no sistema defensivo o destaque foi a ponta Irina Voronkova, com 15 defesas. O duelo foi definido nos detalhes, tanto que as seleções empataram em ataques (56 a 56), com as turcas melhores nos bloqueios (16 a 12) e perdendo em aces (11 a 4). 

 

Rússia derrota Turquia Tóquio

Lamentação das russas após a derrota (Divulgação/FIVB)

 

O JOGO:

A Rússia venceu o primeiro set da partida com vantagens no saque (3 a 1) e sendo mais consistente, com menos erros que as turcas (2 a 6). Juntas, o tripé Nataliya Goncharova, Fedorovtseva e Voronkova contribuiu com 15 pontos, sendo cinco de cada uma. As russas dominaram toda a parcial e na coube à Voronkova colocar a última bola no chão em ação de ataque, sem defesa para a ponteira Hande Baladin: 25 a 21. Do lado da Turquia, Boz anotou seis pontos na série e Baladin marcou cinco.

 

O empate e a virada da Turquia aconteceram em dois sets bem disputados e triunfos, em ambos, por 25 a 23. Na parcial da igualdade, o diferencial foi a ação ofensiva, com três acertos a mais (16 a 13). Boz foi determinante com seis pontos, todos atacando. Ela foi acionada no momento decisivo e explorou o bloqueio de Voronkova. Já na reviravolta, as turcas perderam rendimento atacando, com três de diferença para as russas (13 a 10), mas a vantagem apareceu em tocos (4 a 3), aces (2 a 1) e, principalmente, no menor número de erros (6 a 9). E o set acabou com ace da ponteira Tugba Senoglu.

 

+ Assine a VolleyPlay e tenha acesso aos conteúdos exclusivos do vôlei

 

O placar mostrava 2 a 1 para a Turquia quando a Rússia entrou com tudo na quarta parcial e passeou em quadra. As russas foram melhores em tudo, com dois a mais de diferença em ações de ataque (10 a 8) e bloqueios (4 a 2). O fundamento em que a diferença foi maior foi no saque: 5 a 0. Fedorovtseva marcou seis pontos, sendo dois atacando e quatro sacando sem chances para a recepção adversária. As turcas ficaram sem reação no set e Baladin recebeu e cometeu erro no ataque: 25 a 15.

 

No quinto e definitivo set, a Rússia chegou a fazer 3 a 1, porém, depois disso só deu Turquia, principalmente com desempenhos superiores nas ações de ataque (7 a 5) e bloqueios (4 a 2). Boz foi o nome da seleção turca no jogo, mas na parcial decisiva precisou ser substituída com a lesão da levantadora Cansu Ozbay, que se jogou com a companheira e ponteira Meliha Ismailoglu e ficou com a boca com sangramento. Guidetti fez a inversão com as entradas da oposta Ebrar Karakurt e da levantadora Naz Aydemir. E Karakurt foi o nome da série, com quatro pontos, inclusive o último do jogo.

 

Turquia jogo Rússia Tóquio

Gunes em ação no bloqueio, que foi o melhor fundamento da Turquia na partida (Divulgação/FIVB)

 

SITUAÇÃO NO GRUPO B

Com a vitória diante da Rússia em cinco parciais, a Turquia somou dois pontos e subiu para nove, saltando da quarta posição para a terceira, derrubando as russas para a última posição entre os classificados às quartas de final da Olimpíada de Tóquio, com os mesmos nove, mas atrás nos sets average. Ainda no Grupo B, os Estados Unidos terminaram na liderança, com dez pontos, deixando a Itália em segundo com uma vitória a mais apesar da igualdade em pontos. China e Argentina já entraram eliminadas na rodada final, com chinesas e argentinas, respectivamente, em quinto e sexto lugares.

 

 

GOLDEN SET #112 – QUE VENHAM AS QUARTAS

BRASIL EM TÓQUIO #9 – COM WILLIAM CARVALHO E GURJA

 

MVPF #103 NA ÍNTEGRA – AS QUARTAS DE FINAL VÊM AÍ

Rafael Zito é jornalista formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FMU. Acumula passagens pelas redações do Olimpíada Todo Dia, Terra, Federação Paulista de Futebol e, há mais de dez anos, cobre voleibol de quadra.

You don't have permission to register